Gestão do conhecimento – usando a tecnologia da informação para obter conhecimento

Páginas: 17 (4050 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
GESTÃO DO CONHECIMENTO – USANDO A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OBTER CONHECIMENTO




Pedro Luengo Garcia

Docente nas Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista
Aluno do Programa de Mestrado em Administração do Centro Universitário Moura Lacerda – Ribeirão Preto – SP




Eduardo Francisco Simon Ciaco

Docente nas Faculdades Associadas de Ensino de São João da BoaVista
Aluno do Programa de Mestrado em Administração do Centro Universitário Moura Lacerda – Ribeirão Preto – SP


Vicente Lentini Plantullo

Pós-Doutorando – FEA – USP. Docente do Programa de Mestrado em Administração do Centro Universitário Moura Lacerda – Ribeirão Preto.
Docente do Curso de Administração de Empresas das Faculdades Integradas Cantareira (FIC).




RESUMO


Estetrabalho teve como objetivo abordar temas e questões que devem manter-se em evidência nos próximos anos, o papel central da informação e do conhecimento. O ponto central de preocupação e análise refere-se a utilização da informação e do conhecimento nas organizações, explicando a importância da gestão do conhecimento, descrevendo as aplicações que são mais úteis para distribuição, criação ecompartilhamento do conhecimento, avaliar o papel da inteligência artificial na gestão do conhecimento, demonstrar como as organizações podem usar os sistemas especialistas e o raciocínio baseado em casos para capturar conhecimento, demonstrar como as organizações podem usar as redes neurais e outras técnicas inteligentes para melhorar sua base de conhecimento.

Quanto à metodologia, trata-se de umapesquisa exploratória com levantamento bibliográfico.

As aplicações de sistemas de informação estão sendo projetadas especificamente para ajudar as organizações a criar, capturar e distribuir conhecimento e informação. Saber como fazer coisas de forma eficaz e eficiente e de modos que as outras organizações não possam copiar é uma fonte principal de lucro. Os sistemas de informação podem desempenharum papel valioso do conhecimento, ajudando a organização a otimizar seu fluxo de informação e capturar sua base de conhecimento. Todos os principais tipos de sistemas de informação, desde os sistemas que tratam da operacionalização do dia a dia da empresa até os sistemas de informação gerencial, facilitam o fluxo de informação e possuem conhecimento organizacional embutido neles. Os sistemas deautomação de escritórios (OAS), os sistemas de trabalho do conhecimento (KWS), os sistemas de colaboração de grupo e aplicações de inteligência artificial são especialmente úteis para a gestão do conhecimento focando o suporte de trabalho de informação, conhecimento, a definição e a captura da base de conhecimento da organização.

O incessante aumento do grau de complexidade dos elementosdo vetor produto, o problema do avanço das técnicas gerenciais perfazem o diferencial nas mudanças pertinentes ao mercado competitivo, gerando assim um aumento não só no nível de consciência, mas também da exigência dos consumidores atuais. Assim, o atendimento dos consumidores-clientes, impõe o uso de uma logística apoiada na Tecnologia da Informação Inteligente conectada a um agressivomarketing em todo processo de informação.

Este artigo tem como objetivo abordar os fundamentos da aprendizagem organizacional e o processo contínuo de aprendizagem organizacional, levando, em seu bojo todo o arcabouço pertinente à cultura empresarial, além dos modelos de comunicação, uma vez que eles contribuem sobremaneira para a construção de sólidas vantagens competitivas empresariais. Osconceitos de gestão tradicional e moderna também serão abordados quando se referir à cultura organizacional.

Discute a integração da tecnologia da informação inteligente com os talentos e competências humanas essenciais dos colaboradores empresariais no sentido de poder otimizar todos os elementos pertinentes ao vetor produto. Busca-se, com isso, fazer com que as empresas possam ter mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologia da informação para a gestão do conhecimento
  • O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento
  • O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento na administração: a informação para gerenciar pessoas e tecnologias
  • O papel da tecnologia da informação com auxilio a engenharia e gestão do conhecimento
  • Gestão da Informação ou Gestão do Conhecimento?
  • Tecnologia da informacao e do conhecimento
  • Gestão da Informação e do Conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!