Gestão do conhecimento: uma visão executiva

Páginas: 20 (4792 palavras) Publicado: 18 de agosto de 2012
Universidade Católica de Brasília

Por: José Morched Carneiro







Gestão do Conhecimento: uma Visão para Executivos







SUMÁRIO


1. Resumo 3


2. Introdução 4


3. Dados a Conhecimento. 5

3.1. Dados 5
3.2. Informações 6
3.3. Conhecimento 6

4. Conhecimento Empresarial 7

4.1. Conhecimento como Ativo Corporativo 7
4.2. Criação do ConhecimentoEmpresarial 8

5. Gestão do Conhecimento Empresarial. 10


6. Estratégias de Aplicação da Gestão do Conhecimento 12


7. Abrangência da Gestão do Conhecimento. 14

7.1. Fatores Estratégicos e o Papel da Alta Administração. 14
7.2. Cultura e valores organizacionais 14
7.3. Estrutura Organizacional 15
7.4. Administração de Recursos Humanos 15
7.5. Sistemas de Informações 167.6. Mensuração de Resultados 17
7.7. Aprendizado com o Ambiente 18

8. Uma Visão para Gestão do Conhecimento na CELG. 18


9. Conclusão 20


10. Referências Bibliográficas 22









1. Resumo
O presente texto tem como objetivo apresentar a Gestão de Conhecimento, a definição e características básicas, proporcionando ao leitor uma visão de uma possível implantação nasempresas, bem como, as vantagens oriundas desta.

Conhecimento é derivado da informação da mesma forma que informação deriva dos dados, mediante os quais, a tecnologia da informação está mudando o modo de trabalhar e o modo de ser das pessoas. Entretanto, dispor de tecnologia da informação não implica na obtenção de informação e conhecimento, pois esta é apenas um meio.

O que faz asorganizações funcionarem é o conhecimento. O qual não é novo, novidade é reconhecê-lo como um ativo corporativo e trabalhar na sua gestão para gerar conhecimento útil.

A Gestão do Conhecimento é um processo sistemático que maximiza a geração, codificação, disseminação de conhecimentos, com o propósito de mudar paradigmas, transformando as empresas em organizações que aprendem.

A aplicaçãoda gestão do conhecimento influencia as várias áreas da empresa, todavia, iniciar a sua implantação, procurando atingir a empresa como um todo, não é uma estratégia recomendada.




ABSTRACT

This text shows a broad perspective of knowledge management and how it can be possible deployed on modern enterprises. It shows the advantages of this approach as well.

Knowledge isderived from information in the same way that information comes from data. Although information technology is changing the way people do their work, its use does not mean that information and knowledge can be acquired.

Knowledge is the driving force of organizations. There is a new approach to understand it as a corporative capital and deal with in order to get useful knowledge.

Theknowledge management is a systematic process that maximizes the creation, codification, knowledge spreading to change paradigms and getting new enterprises that can learn.

The use of knowledge management influences many aspects of the enterprises, however, employ it on the whole enterprise from the beginning is not a recommended approach.


2. Introdução
O assunto ‘conhecimento’ é tão antigocomo a própria história da humanidade, e sempre teve muita importância. Ao analisá-lo, ao longo da história, é possível identificar que desde épocas mais remotas, homens que tinham mais conhecimento, destacavam-se dos demais. O conhecimento, estrategicamente, pode ser considerado como sinônimo de ‘poder’.

Atualmente a evolução tecnológica adquirida pelas empresas e a globalização, geram umnivelamento relativamente único entre elas, criando uma força de estrutura única, onde o diferencial para garantir uma vantagem competitiva e, por conseguinte, sobrevivência no mercado, consiste na sua riqueza de conhecimento dos seus indivíduos e da organização como um todo.

Preocupar-se somente com a importância do conhecimento dentro da empresa não garante um crescimento contínuo em seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão do conhecimento: uma visão estratégica
  • Gestão do Conhecimento Visão Celular
  • Uma visão da gestão de relacionamento com clientes no contexto da gestão do conhecimento
  • Resenha do texto gestão do conhecimento no brasil: uma visão da academia
  • A gestão do conhecimento como ferramenta para a construção da memória organizacional: uma nova visão da geração do...
  • Gestão executiva
  • Gestão Executiva
  • Gestão Executiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!