Gestão do conhecimento como modelo empresarial

Páginas: 12 (2983 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2011
FACULDADES INTEGRADAS DE CRUZEIRO
Fernanda Nogueira 3867
Fernanda Biasuz 3838
Patrícia Cunha 3852

RESUMO DO TEXTO
Gestão do Conhecimento como modelo empresarial

Trabalho acadêmico apresentado à
disciplina Gestão de Processos de Negócio e Negociação Empresarial do Curso de Administração da FaculdadesIntegradas de Cruzeiro, como exigência para a aprovação na mesma.
Profº Cícero Amâncio.

Cruzeiro – SP
2011
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. OS NOVOS MODELOS DE GESTÃO 3
2.1. Administração Japonesa 3
2.2. Administração Participativa 4
2.3. Administração Empreendedora 4
2.4. Administração Holística 5
2.5. Corporação Virtual 5
2.6. Características comuns dosNovos Modelos de Gestão 6
3. GESTÃO DO CONHECIMENTO 6
3.1. Conceitos Básicos de Gestão do Conhecimento 6
3.2. O processo de Gestão do Conhecimento 8
3.2.1 Gestão das Competências 8
3.2.2 Gestão do Capital Intelectual 8
3.2.3 Aprendizagem Organizacional 8
3.2.4 Inteligência Empresarial 9
3.2.5 Educação Corporativa 9

1. INTRODUÇÃO

As empresas tanto públicas quanto privadas doBrasil começaram a se preocupar com a competitividade de forma globalizada a partir do momento em que houve uma inserção, uma difusão da informação de outras empresas internacionais e também quando essas começaram a vir para o Brasil.
As idéias e práticas novas que muito se falava antigamente se referiam à qualidade total, à reengenharia, terceirização e todas essas novas idéias muitos asconsideravam modismos e que iam passar, como por exemplo, a ISO 9000 que também era considerada modismo e na verdade foi inserida nas empresas em um padrão dirigido pelo mercado mundial, ou seja, não foi modismo porque ainda existe a exigência de padrões de produção (Qualidade Total). Outra prática que muito se falou também que seria modismo, foi a terceirização e hoje ainda é usada nas empresas essaprática.
No caso da Reengenharia, era uma maneira de enxugar o quadro de funcionários, pois observaram que não era necessários vários funcionários para determinadas atividades.
Portanto, essas práticas começaram a serem inseridas nas empresas públicas e privadas, muito mais nas privadas, pois foi um jeito de evoluir os processos nas empresas.
Cada empresa tem suapeculiaridade, suas diferenças que vão de encontro com suas culturas e muitas vezes é colocada de acordo com interesses não só da organização, mas também dos interesses dos indivíduos que lá estão.
PEREIRA (1995) estudou todos os autores e desenvolveu um modelo de análise e colocou esse modelo em três níveis conceituais: Ondas de Transformação, Eras Empresariais e Modelos de Gestão que foi apenasuma introdução da análise que ele fez da evolução desse modelo. Ele quis dizer que as práticas administrativas até então sem o foco principal na gestão do conhecimento, seria mais adequada se voltada às pessoas, ao conhecimento, pois anteriormente o foco era na produção, maquinário, em estrutura física etc.
Em relação ao cenário ambiental, foi dividido em três períodos: Revolução Agrícola,Revolução Industrial e Revolução da Informação sendo que a industrial também teve suas subdivisões, dividida em três e a última Revolução Industrial foi o pós guerra, pós 2ª Guerra Mundial. Foi uma revolução muito grande porque o mundo precisava de produtos, período em que se fabricava sem nenhuma preocupação com a qualidade devido a urgência nas produções. Já na Era da Gestão Empresarial, a qualse divide em 4 períodos diferentes, vem a Era da Produção em Massa, Era da Eficiência, Era da Qualidade e Era da Competitividade.

2. OS NOVOS MODELOS DE GESTÃO

2.1. Administração Japonesa

A Administração Japonesa se baseia em três pilares segundo seu histórico, são eles: Pátria, visto que os japoneses valorizam muito o patriotismo;
Família, se reportando ao 1º pilar,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão do conhecimento empresarial
  • PROPOSTA DE UM MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
  • Modelo de gestão ética empresarial
  • Identificação do Modelo de Gestão Empresarial
  • Modelo de gestão empresarial
  • modelo gestão empresarial
  • Gestão do Conhecimento: O Grande Desafio Empresarial
  • Módulo modelos de aprendizagem e gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!