Gestão do conhecimento como fator agregador

Páginas: 20 (4930 palavras) Publicado: 21 de fevereiro de 2013
Gestão Do COnhecimento como fator agregador















A GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FATOR AGREGADOR DE UMA CADEIA PRODUTIVA












Autor: Prof. Titular Dr. Edilson Alexandre da Costa

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas
Programa Pós-doutorado FEA-USP
e-mail: edilsonalexandre@terra.com.br







A GESTÃO DO CONHECIMENTOCOMO FATOR AGREGADOR DE UMA CADEIA PRODUTIVA


Resumo

O cenário mundial dos negócios atualmente mostra uma competição nunca antes imaginada. Desenvolvimentos econômicos e tecnológicos estão aumentando a vantagem competitiva das empresas capazes de identificar e explorar inter-relações entre negócios distintos. Pensar estrategicamente é tomar decisões entre diversas alternativas,conciliando-as com as habilidades e características próprias da organização. A gestão estratégica de uma cadeia produtiva pode ajudar determinada organização a superar os concorrentes e se manter, ou até aumentar o retorno esperado, prolongando sua permanência no mercado. Este trabalho tem como objetivo avançar na pesquisa sobre integração de uma cadeia produtiva, analisando o inter-relacionamentoentre os elos de uma cadeia, explorando a gestão do conhecimento como fator estratégico de disseminação do conhecimento entre unidades empresariais no curso da cadeia produtiva. A necessidade do relacionamento entre empresas diferentes, a partilha do conhecimento, o desenvolvimento conjunto de tarefas são questões ainda incipientes a serem exploradas pelas cadeias de valores e, desta forma,merecedoras de discussões e estudos.





Introdução

Com a evolução da dinâmica de mercado, ficou impossível administrar, considerando apenas um enfoque voltado para dentro da organização. A evolução do ambiente competitivo, ocasionada pela democratização da informação, provocou o surgimento das novas técnicas administrativas, visto que tornou-se insustentável administrarutilizando sistemas de gestão que não contemplassem as modificações havidas no mercado.
Na estrutura da gestão estratégica de custos, gerenciar o negócio com eficácia exige um enfoque amplo, externo à empresa. PORTER (1985) chamou este enfoque de cadeia de valor. A cadeia de valor de qualquer empresa, em qualquer setor, é o conjunto de atividades criadoras de valor desde as fontes de matérias-primasbásicas, passando por fornecedores de componentes até o produto final entregue nas mãos do consumidor.
Explorar as ligações com o cliente é a idéia-chave que está por trás do conceito de custeio do ciclo de vida. Em um passado recente, as empresas podiam conviver com a preocupação do dia-a-dia de seu parque fabril, porém, devido ao desenvolvimento dos mercados, a competição tornou-se maisagressiva, obrigando as empresas cada vez mais a se preocuparem com o mercado como um todo, tendo que gerir seus negócios de forma global, reativa e proativa, considerando os fatores internos e externos à empresa.
Para gerenciar a cadeia de valor como um todo, a gestão do conhecimento é um fator essencial para que se obtenha a rentabilidade esperada. Para HAMEL & PRAHALAD (1997), as estratégiasdevem estar embasadas na exploração das competências essenciais na organização, como forma de criar o futuro.
Este trabalho pretende pesquisar a gestão do conhecimento com o intuito de integração da cadeia de valor, pois a sinergia de competências específicas é uma experiência nova para a gestão da cadeia de valores de um segmento da indústria, a qual necessita de formulação de teorias novas,de gestão criativa de cooperação.



3- Justificativa

A gestão do conhecimento, nos dias de hoje, cada vez mais passa a ser uma peça fundamental na gestão estratégica das organizações. O conhecimento movimenta-se pelas organizações. Ele é intercambiado, comprado, descoberto, gerado e aplicado ao trabalho. Ao contrário do conhecimento individual, o conhecimento organizacional é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cinco fatores da gestão do conhecimento
  • Introdução Gestão do conhecimento como fator crítico a sustentabilidade do negócio.
  • IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
  • Conhecimento e gestão do conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!