Gestão do capital intelectual

Páginas: 8 (1858 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
Gestão Do Capital Intelectual

Capital intelectual é o nome dado a toda a informação, transformada em conhecimento que se agrega àqueles que você já possui. Assim, por exemplo, uma pessoa que sabe dirigir um veículo pode não entender de mecânica. Mas, outro, poderá fazê-lo, se souber mecânica. Hoje, sabemos, principios básicos de mecânica são ensinados em escolas que dêem testes para a obtençãode carteiras de habilitação. Sendo básica, ela lhe dá apenas alguns princípios os quais lhe pode nortear, sem sombra de dúvidas, na busca de um profissional com conhecimento mais profundo.
Outro exemplo mais simples é o autodidata que, sem estudar em escolas formais, adquire um conhecimento a partir de uma metodologia própria que o leva a assimilar informações e transformar isto em conhecimento.1. Dado, informação e conhecimento.
Dados: São os registro daqueles aspectos do fenômeno sendo estudado que um determinado investigador pôde captar. Correspondem a uma anotação bastante direta das observações, ou seja, com relativamente pouca elaboração ou tratamento. Uma vez coletados, são compreendidos como um reflexo razoavelmente confiável dos acontecimentos concretos. Dado também podeser definido como uma seqüência de símbolos quantificados ou quantificáveis. Portanto, um texto é um dado. De fato, as letras são símbolos quantificados, já que o alfabeto, sendo um conjunto finito, pode por si só constituir uma base numérica (a base hexadecimal emprega tradicionalmente, além dos 10 dígitos decimais, as letras de A a E). Também são dados fotos, figuras, sons gravados e animação,pois todos podem ser quantificados a ponto de se ter eventualmente dificuldade de distinguir a sua reprodução, a partir da representação quantificada, com o original. É muito importante notar-se que, mesmo se incompreensível para o leitor, qualquer texto constitui um dado ou uma seqüência de dados.
Informação: Informação é uma abstração informal (isto é, não pode ser formalizada através de umateoria lógica ou matemática), que está na mente de alguém, representando algo significativo para essa pessoa. Note-se que isto não é uma definição, é uma caracterização, porque "algo", "significativo" e "alguém" não estão bem definidos; assumo aqui um entendimento intuitivo (ingênuo) desses termos. Por exemplo, a frase "Paris é uma cidade fascinante" é um exemplo de informação – desde que seja lidaou ouvida por alguém, desde que "Paris" signifique para essa pessoa a capital da França
Conhecimento: Argumentos e explicações que interpretam um conjunto de informações. Trata-se de conceitos e raciocínios lógicos essencialmente abstratos que interligam e dão significado a fatos concretos. Envolve hipóteses, teses, teorias e leis. Caracterizo Conhecimento como uma abstração interior, pessoal, dealgo que foi experimentado, vivenciado, por alguém. Continuando o exemplo, alguém tem algum conhecimento de Paris somente se a visitou.
2. Importância do conhecimento para a competitividade empresarial, deste início de século.
No século passado na maioria das empresas as vantagens competitiva sempre eram baseada em fatores clássicos de produção, capital, trabalho e terra .O conhecimento nãotinha o valor que tem hoje.o conhecimento tornou fundamental nas organizações em termos de estratégia para a organização ganhar competitividade. Hoje podemos se dizer que Conhecimento é novo fator de produção e gerador de riqueza e competitividade.
’’Segundo Toffler (2008), “hoje, o que temos é a substituição da força física pelo conhecimento. O conhecimento é o substituto último de todas asformas de produção”.
Pinheiro, Neto e Silva (2006) reconhecem a crescente preocupação das empresas em gerir seus conhecimentos, fato que amplia as ações e estratégias ligadas à Gestão do Conhecimento.
“Figueiredo (2006, p. 11) alerta que a necessidade de Gestão do Conhecimento é uma realidade em nossos dias, contudo, “a prática dela é uma ‘ficha que ainda não caiu’ para muitas organizações”....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão do Conhecimento e Capital intelectual
  • • Capital intelectual – gestão do conhecimento
  • GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL
  • Gestão do capital intelectual
  • Capital intelectual e gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento e capital intelectual
  • Capital intelectual e gestão
  • Capital Intelectual e Gestão do Conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!