gestão democratica

Páginas: 5 (1099 palavras) Publicado: 14 de junho de 2014
GESTÃO DEMOCRÁTICA

Gestão Democrática

A Gestão Democrática é uma forma de gerir uma instituição de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia, ou seja é um processo coletivo desenvolvido em parceria com a comunidade escolar, a gestão democrática da educação além de envolver a transparência, envolve também a participação, competência e autoridade compartilhada.A construção da gestão democrática também implica na luta pela garantia da autonomia da unidade escolar, participação efetiva nos processos de tomada de decisão.
A democratização da gestão é defendida enquanto possibilidade de melhoria na qualidade pedagógica do processo educacional das escolas, na construção de um currículo pautado na realidade local.
Como definido pela Lei de Diretrizese Bases da Educação (Lei nº 9394/96) a gestão escolar inclui, além da parte administrativa e financeira, o planejamento e a elaboração do Projeto Político Pedagógico em parceria com a comunidade escolar.
Esse modelo de gestão, segundoVieira (2005) representa um importante desafio na operacionalização das políticas de educação e no cotidiano da escola, pois ela não é neutra, todas as açõesdesenvolvidas na escola envolvem atos e tomadas de decisões. Nesse sentido, ações simples, como a limpeza e a conservação do prédio escolar, até ações mais complicadas, como as defiinições pedagógicas, o trato de situações com violência, entre outras, indicam uma determinada lógica e horizonte de gestão, pois são ações que expressam interesses, princípios e compromissos que permeiam as escolhas e osrumos tomados pela escola.
A LDB em seus artigos 14 e 15, apresentam as seguintes determinações,  tocante à gestão democrática:
Artigo 14 - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I- Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto  pedagógico daescola.
II- Participação das comunidades escolares, base em conselhos escolares ou equivalentes.
Artigo 15 - Os sistemas de ensino assegura às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas de direito financeiropúblico.
Estes artigos da LDB dispõem que a gestão democráticado ensino público na educação básica, ampla autonomia as unidades federais para  definirem formas de operacionalização da gestão, com a participação dos profissionais da educação envolvidos  e de toda comunidade escolar e local.
Alguns requisitos precisam ser citados pela instituição como um todo. Entre estes, merecem ser citados: a instauração dos conselhos escolares; a eleição direta do gestorescolar; a elaboração coletiva do projeto político pedagógico; a participação e comunicação diária entre os professores, alunos e pais; o respeito as diversidades encontradas no campo social.



Os elementos básicos da gestão democrática são:
*construção e atuação do conselho escolar "um colegiado com membros de todos os segmentos da comunidade escolar com a função de gerir coletivamente aescola".
*elaboração do projeto político pedagógico de modo coletivo e participativo.
*definição e fiscalização da verba da escola pela comunidade escolar.
*divulgação e transparência na prestação de contas.
*avaliação institucional da escola, professores, dirigentes, estudantes.
Os princípios que norteiam a gestão democrática são:
*descentralização (as decisões e ações devem ser elaboradas eexecutadas de forma não hierarquizada).
*Participação (devem participar da gestão: professores, estudantes, funcionários,pais ou responsáveis e toda a comunidade ao redor da escola).
*transparência (qualquer decisão e ação tomada ou implantada na escola tem que ser de conhecimento de todos).
Na gestão democrática o dirigente da escola só pode ser escolhido depois da elaboração de seu projeto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão Democrática
  • Gestão Democrática
  • Gestão democrática
  • Gestão Democrática
  • Gestão democratica
  • Gestão democratica
  • Gestão democrática
  • Gestão democrática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!