Gestão Democrática

Páginas: 12 (2950 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Introdução

A Gestão Democrática atua sob um projeto escolar e permeia se sobre um projeto social. Porém ela ocorre de forma contraditória e sem o auxilio dos integrantes que a compõem.
Sua problemática enfatiza a falta de participação da sociedade como o principal erro na sua atuação. Outro problema evidente é o direcionamento de poder da Gestão Democrática, para instituiçõesvoluntárias. Perante a estes problemas a escola busca sua própria autonomia, uma busca por sua identidade, na tentativa de trazer para a pratica o que ocorre somente na teoria.
Para se obter a solução de tais problemas e a conquista dos fins da escola é primeiramente necessário entender o sentido de democracia na gestão, tomar conhecimento dos aspectos históricos, sociais, políticos e econômicos, queinfluenciaram em todos os fatos que estão presentes no âmbito escolar.
Por meio disto, apresentaremos a formação da política, os princípios da gestão democrática e seus aspectos históricos, sociais, políticos e econômicos. O papel da comunidade, dos cidadãos e dos movimentos organizados na definição de políticas publica. O dever do Estado de destinar as políticas que são necessárias para o bomfuncionamento da escola. Saber os objetivos da escola, para que com eles possam beneficiar pessoas certas.
Abordaremos alguns reflexos que, podem subsidiar uma tomada de consciência sobre os aspectos históricos, sociais, econômicos e políticos que, condicionaram a insuficiência da participação da comunidade nos processos que exigem decisão no interior da escola.




O sentido da democraciana gestão: o discurso propalado e o efetivado na (não) construção de uma cultura de participação.
As políticas são formadas por uma relação de diálogo entre instituinte e instituído. Numa constante relação do que poderia ser concretizado pela Gestão Democrática e do que realmente é posto em pratica.
A Gestão Democrática por meio de seus princípios trouxe para a educação a concretização demuitos movimentos. As políticas governamentais se consubstanciam em políticas publicas, ou seja, a escola ainda não possui uma autonomia, esta ocorre somente na teoria e não na pratica, por isto, ela deve ser construída.
A partir da relação entre instituinte e instituído juntamente com a compreensão do que é democracia neste contexto, que se obtém a intenção e os fins da escola, para se ter a máximadesses fins, é preciso saber quais são os objetivos da escola, para que eles possam beneficiar realmente as pessoas certas. Podendo constatar que o maior fim a ser buscado é a autonomia da escola.
Estes fins são diversos e diferentes e está sempre ligada a organização sob o capitalismo, sendo assim resulta na reprodução de classes sociais, influenciando no sentido da escola.
Perante isto, épor meio de uma analise de aspectos históricos, sociais, políticos e econômicos, que podemos apontar alguns fatores que inibem a democracia escolar e participação ativa da sociedade, sendo eles:
1 a universalização do acesso e controle social; 2 a incipiente democrática pós abertura democrática; 3 a pseudo e democracia na escola , velada na eleição de diretores, ainda que se conceba esta comocondição para gestão democrática; 4 a pratica do democratismo ao invés da democracia; 5 a perspectiva neoliberal de gestão e de qualidade que concebe a escola nos princípios da produtividade empresarial e; 6 a participação na forma de voluntariado no lugar da participação no processo de tomadas de decisão e do controle social.” (FANK, 2010, pg. 11).

1 – A universalização do acesso e controlesocial
Dentro da analise do primeiro item, evidencia se a universalização escolar, sabendo que esta em quatro décadas atrás a escola era ocupada somente pela classe alta, com o fim de se destinar aos melhores cargos da sociedade.
Revertendo hoje este fato, a escola busca a integração total dos indivíduos, seu objetivo hoje, não é mais formar sujeitos com altos cargos na sociedade, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão Democrática
  • Gestão democrática
  • gestão democratica
  • Gestão Democrática
  • Gestão democratica
  • Gestão democratica
  • Gestão democrática
  • Gestão democrática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!