Gestão democrática e participativa: educar com a participação de todos

Páginas: 25 (6213 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Gestão Democrática e Participativa: Educar com a participação de todos.

Maria Luciane Fideles Nunes¹
Hartog, Mara Sandra²

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo esclarecer a importância da gestão democrática e participativa dentro das escolas municipais da cidade de Maribondo AL e também focaliza as dificuldades encontradas pelos gestores das escolas que muitas vezes a mesma nãose concretiza por falta de participação dos indivíduos que compõem a escola. Isto implica em participação e, portanto, é uma tarefa gigantesca a ser conquistada pela educação, especialmente quando observamos que a escola, na prática cotidiana, enquanto instituição social não está conseguindo se desincumbir de todas as tarefas que lhe são atribuídas. Portanto este artigo foi projetado com o intuitode descobrir quais os acessos e dificuldades enfrentados pelos gestores das escolas municipais de Maribondo AL que tentam priorizar uma gestão democrática e participativa. A pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo realizada nas escolas com educadores por meio de observações, questionários e entrevistas no sentido de promover melhorias gerais no ensino.
Palavras – Chaves: Gestão democrática.Participação. Dificuldades.

Introdução

A realização desta pesquisa surgiu na perspectiva de analisar quais os acessos e dificuldades enfrentados pelos gestores das escolas municipais do município de Maribondo AL que tentam priorizar uma gestão democrática e participativa. Por fazer parte do quadro educacional deste município atuando como educadora, foi possível perceber as dificuldadesenfrentadas pelos gestores que tentam desenvolver uma atuação democrática e participativa. Refletindo sobre isso optei por realizar esta pesquisa buscando respostas para as dificuldades que os gestores enfrentam e para importância do trabalho coletivo.
Pretende-se também com esta pesquisa, provocar uma autorreflexão por parte dos diferentes participantes da comunidade escolar sobre suaresponsabilidade como cidadãos na melhoria da educação na sua escola e na consequente melhoria de qualidade de vida na sua comunidade, e tem como objetivo principal reconhecer a importância da gestão participativa como princípios que deve reger o ensino, bem como compreender a importância do trabalho coletivo, aprofundando conhecimentos a cerca da atuação dos profissionais, o envolvimento dos pais e dacomunidade refletindo também sobre a atuação do trabalho do gestor frente à entidade de ensino, pois a escola compartilha com a comunidade suas descobertas e recebe dela por meio de seus alunos, a dinâmica de um mundo em constante mudança num processo de colaboração. Não há separação entre a cultura da escola e da comunidade, mas uma extensão em que ambas convivem e se influenciam mutuamente.
Pararealização desta pesquisa optou-se por uma metodologia qualitativa baseadas em coleta de dados, através de observações, entrevistas e questionários com educadores das escolas públicas municipais de Maribondo AL. Segundo (ANDRÉ, 1995, p.30), a pesquisa qualitativa permite um plano de trabalho aberto e flexível. Para a mesma autora, o estudo qualitativo é o que se desenvolve numa situação natural, é ricoem dados descritivos e focaliza a realidade de forma complexa e contextualizada.
Pretende-se com este estudo embasado nos teóricos Faria Filho(2000), Paro(1997), Freire(1975), Libâneo(2004), Marques(1987), entre outros, enfatizar os temas: Gestão Democrática e participativa, Escola, Comunidade e Família, O Perfil dos Profissionais, bem como, a Atuação do Trabalho Participativo na escola.
Segundoa Lei de Diretrizes e Bases da Educação, artigos 13 e 14, a elaboração da proposta pedagógica deve contar com a participação dos profissionais da educação. Com tais dispositivos, a lei dá um realce ao papel da escola e dos educadores na construção de projetos educacionais articulados com as políticas nacionais, as diretrizes dos Estados e municípios são capazes, ao mesmo tempo, de levar em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: OS ENVOLVIDOS PEDEM DEMOCRACIA E A PARTICIPAÇÃO DE...
  • Gestão democrática da escola pública è preciso educar todos
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DE TODOS NAS ELEIÇÕES ESCOLARES
  • Gestão democrática na perspectiva participativa e democrática
  • Gestão Participativa e Democrática
  • Gestão Democratica e Participativa
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA
  • Trabalho, Gestão democrática participativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!