Gestão democrática da escola pública è preciso educar todos

Páginas: 19 (4593 palavras) Publicado: 29 de abril de 2011
Gestão democrática da escola Pública: È preciso  educar todos

ALISOM RICARDO TABALIPA

RESUMO
O objetivo do presente artigo é discutir a democracia, a gestão participativa na escola pública, a cidadania e a autonomia, bem como os desafios e possibilidades para a construção de uma escola democrática. Trata-se de uma investigação qualitativa, a partir da análise de material escrito(legislação instituinte dos instrumentos de gestão democrática, textos e livros), seguida da análise, síntese e recriação das idéias. Os resultados apontam que para a efetivação da democracia escolar necessitaremos criar órgãos de gestão que garantam a representatividade, a continuidade e a legitimidade da participação popular. Há muito que aprender sobre democracia na sociedade e na escola.Existe uma cultura de autoritarismo e um poder sutil que conduz ao imobilismo e prejudica a democracia e, conseqüentemente, a cidadania e a autonomia. A qualidade de ensino na escola pública popular deve se traduzir na democratização do conhecimento para todos e todas. Concluímos que o professor precisa ter consciência clara da concepção pedagógica que orienta a sua prática educativa e do seucompromisso político com os seus alunos. Se trabalhar com a classe desprovida de riquezas – as vítimas da sociedade capitalista – deve trabalhar a favor delas, na busca de sua libertação. A cidadania será construída no exercício efetivo de práticas democráticas e participativas na escola, comprometidas com a emancipação dos sujeitos ativos e atores de sua própria história.
“A função primordial do gestorescolar, baseada na liderança e competência, é manter a escola em atividades harmoniosas, participativas e produtivas, delegando, acompanhando e exigindo tarefas com autenticidade e ponderação, transformando o discurso em ação. “Assim como a essência da gestão é fazer a instituição operar com eficiência, a eficácia da gestão depende, em grande parte, do exercício da liderança”. (ANDRADE, 2004, p.17).”
Palavras chaves: gestão,democracia, educação,

JUSTIFICATIVA
Considerando que o processo de gestão democrática não é função exclusiva do gestor escolar, mas da realização de um trabalho participativo envolvendo todos os segmentos sociais que compõem a escola. O ato de pesquisar busca desvelar os processos que entravam a implantação e a real vivência da gestão democrática nasescolas públicas, oportunizando-se o rompimento com o autoritarismo que permanece ainda no interior da escola, contribuindo para o aumento da exclusão das classes menos favorecidas diante das oportunidades de acesso ao ensino.

SITUAÇÃO PROBLEMA

Desta forma, surge a necessidade de buscar como se efetiva a gestão democrática na escola. Para tanto buscamos as seguintes questões que delimitam onosso pensar no objeto a ser problematizado, buscando conhecer:
Como os teóricos tratam a questão da gestão democrática?
Quais as características que um processo administrativo em uma perspectiva democrática deve ter?
. O estudo proposto sugere um olhar diferenciado no âmbito da escola pública visando atender sua realidade.

Organização do trabalho pedagógico na gestãodemocrática pública

               Organizar o trabalho pedagógico em escola pública não é uma tarefa fácil é algo abrangente,requer uma formação de boa qualidade além de exigir do gestor um trabalho coletivo que busque incessantemente a autonomia,liberdade,emancipação e a  participação na construção do projeto político-pedagógico.Numa gestão democrática,o gestor precisará saber como trabalhar osconflitos e desencontros,deverá ter competência para buscar novas alternativas e que as mesmas atendas aos interesses da comunidade escolar,deverá compreender que a qualidade da escola dependerá da participação ativa de todos membros,respeitando  individualidade de cada um e buscando nos conhecimentos individuais novas fontes de enriquecer o trabalho coletivo.

“A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão democrática da escola pública: é preciso educar para não excluir!
  • Gestão Democrática na Escola Pública –
  • Gestão Democrática nas Escolas Públicas
  • Gestão democrática na escola pública
  • Gestão democratica da escola pública
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: OS ENVOLVIDOS PEDEM DEMOCRACIA E A PARTICIPAÇÃO DE...
  • Gestão democrática e participativa: educar com a participação de todos
  • A gestão democrática nas escolas públicas municipais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!