Gestão de ti na administração pública

Páginas: 7 (1590 palavras) Publicado: 26 de maio de 2011
Gestão de TI na Administração Pública

As Tecnologias da Informação (TI) produziram duas ondas de inovação na administração do Estado desde meados do século XX: a primeira relacionada ao que se pode chamar de tecnologias analógicas e ao desenvolvimento da computação de grande porte (caracterizada pela transição para os transistores e circuitos integrados, computadores de grande porte, o uso demeio magnético para armazenamento e linguagens de programação lineares e estruturadas), e a segunda relacionada com a revolução digital (associada ao advento da microcomputação, interface gráfica, Internet e linguagens de programação orientadas a objetos e lógicas).
Uma característica comum a estas duas ondas é que em ambas a Tecnologia de Informação foi tratada marginalmente, as quaisconsideravam a TI como uma ferramenta auxiliar, um mero fator a mais a ser considerado na análise do desempenho da administração pública e dos governos.
Mais recentemente, entretanto, muitos autores passaram a considerar que as novas tecnologias de informação da Era Digital, por si mesmas, estavam modificando radicalmente a natureza e o modo de funcionamento da democracia, do governo e do próprio Estado(e.g. Bimber, 2003; Fountain, 2001; Heeks, 2002; Oliver e Sanders, 2004).

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Na fase inicial de seu desenvolvimento, a utilização da Tecnologia da Informação representava um alto custo para o orçamento público, limitando-se a áreas específicas de inovação e defesa. Progressivamente, ao longo das décadas de 1960 a 1970, a redução dos custospermitiu que demais órgãos governamentais adotassem ferramentas de informática para auxiliar sistemas de pagamento, de armazenamento de dados etc. (Dunleavy et alli,2006).
À época, houve certa centralização da gestão da TI, em nível hierárquico superior ao operacional, a fim de se obter um nível mínimo de controle sobre os gastos em tecnologia e recursos humanos especializados, bem como sobre padrõese os tipos de aquisições (Dunleavy et alli, 2006). De uma maneira geral, esse controle foi baseado em tecnologia de mainframes e foi centralizado em departamentos de processamento de dados, também conhecidos como data centers ou CPDs (Centros de Processamento de Dados). Na era do mainframe, a TI era geralmente associada aos sistemas de informação, e o modelo de tratamento correspondente forainicialmente denominado Gestão de Tecnologia Automatizada (Holden, 2007), ao que passou a ser chamado Gestão de Sistemas de Informação (Holden,2007).
Nesse momento, a gestão da tecnologia preponderava sobre a gestão da informação e ficava restrita aos data centers. Os profissionais da informática ficavam isolados dos braços funcionais e executivos, e os usuários pouco tinham contato com os sistemas deinformação.

GOVERNANÇA DE TI

Com a redução dos custos dos equipamentos de informática e com o surgimento dos computadores pessoais (PCs), a TI passou a ser incorporada à rotina dos processos de governo de vários órgãos. Nos Estados Unidos, a partir da adoção do Paperwork Reduction Act (PRA), de 1980, a TI e a informação passaram a ser compreendidas como ferramentas estratégicas e a sertratadas como recursos, tais como os recursos humanos e os recursos financeiros (Holden, 2007). Por tratar-se de um elemento estratégico de eficiência, os órgãos passaram a definir as aplicações e usos da TI e a adquirir seus próprios equipamentos e sistemas. Nesta transição, os CPDs deixam de ser centros de controle, para tornarem-se centros fornecedores de tecnologia. Marchand (1985, apud Holden,2007) denominou este modelo descentralizado adotado na era dos microcomputadores de Gestão de Recursos de Informação.
Embora surgissem os primeiros debates acerca do desenvolvimento de serviços eletrônicos, na esteira da expansão do comércio eletrônico e e-business, a Gestão dos Recursos de Informação manteve o modelo de tratamento da TI voltado para o interior da organização, visando à redução...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governança de TI na Administração Publica
  • Ti na administração publica
  • A ti na administração pública
  • TI na Gestão Publica
  • AUDITORIA DE GOVERNANÇA DE TI NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
  • Gestão de Pessoas na Administração Publica
  • Gestâo integrada na administração pública
  • Gestão de pessoas na administração pública

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!