Gestão de suprimentos

Páginas: 7 (1630 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
[pic]
















Márcio Eduardo L. Rocha








ATIVIDADE VIRTUAL 2 GESTÃO DE SUPRIMENTOS













Santo Antônio de Jesus
2010

MÁRCIO EDUARDO L. ROCHA












ATIVIDADE VIRTUAL 2 GESTÃO DE SUPRIMENTOS










Orientador: Prof. Noel BorgesSanto Antônio de Jesus
2010
ROTEIRO DA 2ª. ATIVIDADE VIRTUAL DA DISCIPLINA GESTÃO DE SUPRIMENTOS
SEMESTRE 2010.2

1) Analise a seguinte situação:

“Em fevereiro de 1995, a Motorola Inc. concluiu que suas estimativas de ganhos para o ano anterior apresentavam um quadro exageradamente otimistade sua posição financeira. A Motorola relatou ganhos recordes no quarto trimestre de US$ 515 milhões sobre vendas de US$ 6,45 bilhões. As altas estimativas de lucros provinham de pedidos superestimados de telefones celulares por parte de distribuidores varejistas. O ímpeto nas vendas durante a temporada de férias de final de ano pode ter vindo graças a suas vendas para a primeira metade do anoanterior (1994). Novos pedidos de telefones celulares declinaram durante esse período.
De acordo com fontes da indústria, muitos distribuidores, incluindo a US West e a BellSouth, haviam feito pedidos muito grandes. Parte do problema era que os distribuidores estavam reagindo defensivamente. Durante as duas temporadas anteriores de férias, a Motorola não pôde atender às demandas deconsumidores de aparelhos portáteis, forçando a Bells e outros distribuidores a perderem vendas. Esperando não repetir o erro, as unidades de celulares da Bells fizeram pedidos mais cedo e com maior frequência, duplicando os pedidos. Os distribuidores não avisaram a Motorola para diminuir sua produção a tempo em razão desse fato.
Os distribuidores estavam alarmados quando os telefones pedidoscomeçaram a jorrar, a Motorola estava entregando tudo. Trabalhando sob um sistema de qualidade total, a Motorola eliminou praticando todos os gargalos e estava completamente capacitada a atender à demanda das férias de final de ano. Um analista do setor eletrônico afirma que a Motorola não monitorou adequadamente os pedidos que chegavam. O analista acrescenta: A Motorola deveria ter que osdistribuidores não enfrentem problemas de estocagem. Todavia, um problema para os acionistas, já que o preço das ações caiu 10% devido ao elevado estoque.”1
Com base no caso acima relatado, responda:
a) Como a Motorola poderia evitar o excesso de estoque, em face do que ocorreu? (1,5 PONTO).




A cadeia de suprimentos não é estável por natureza. Há casos em que as empresas colocam pedidosmaiores em função de uma previsão de vendas calculada com a informação de períodos anteriores. Entendo que, no caso em questão, a Motorola poderia evitar o excesso de estoque, compartilhando as informações de forma mais precisa através de toda a cadeia de suprimentos. Desta maneira, a Motorola, como fornecedora, trabalharia com as informações de demanda do cliente final, e não apenas com dados doelo anterior, ou seja, dados dos distribuidores varejistas. A Motorola deveria ter monitorado de forma mais precisa os pedidos que chegavam, e que estavam além da demanda, evitando o excesso de estoque e mantendo-os em níveis adequados sem onerar os custos.




b) Como a Motorola poderia agir para que pedidos exagerados não ocorram novamente? (1,5 PONTO).



Os pedidos exagerados porparte dos distribuidores varejistas ocorreram por conta de uma reação defensiva dos mesmos, haja vista que a Motorola não conseguiu suprir a demanda por completo em períodos anteriores. Por conta disto, os distribuidores anteciparam e duplicaram os pedidos para que não acontecessem novos prejuízos. Para que pedidos exagerados novamente não ocorram, a Motorola deveria efetuar estudos do mercado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestão de suprimentos
  • Gestão de Suprimentos
  • Gestao de suprimentos
  • Gestão de Suprimentos
  • Gestão de suprimentos
  • Gestão de suprimento
  • Gestão de suprimentos
  • Gestão de Suprimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!