GESTÃO DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA

Páginas: 5 (1213 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA
LISTA DE EXERCÍCIO 3
CAPÍTULO 5, 6, 7 E 8


1) O que é estoque e suas principais funções.

Os estoques são acúmulos de matérias-primas, insumos, componentes, produtos em processo e produtos acabados que aparecem em numerosos pontos por todos os canais logísticos e de produção na empresa.
Tem comofunção: desacoplamento entre operações; viabilizar a operação do sistema produtivo; redução de custos de energia e de transporte; estabilização da capacidade de produção e fazer o dinheiro render;

2) Explique os benefícios do estoque.
Melhorar o Serviço ao Cliente
Economia de escala
Proteção contra mudanças de preço
Proteção contra incertezas na demanda e no tempo de
entrega (Lead Time)Proteção contra contingências

3) Explique o sistema de duas gavetas.
No sistema de duas caixas ou duas gavetas, a gaveta (caixa) 1 possui os itens de material responsáveis para atender o consumo durante o período (sem que tenha sido feito o pedido de compra); A gaveta (caixa) 2 é menor e apresenta uma quantidade de material suficiente para atender o consumo durante o tempo de reposição TR,somado ao estoque mínimo.

3) Explique o sistema de revisão periódica.
É o sistema pelo qual o ressuprimento dos estoques é feito em intervalos de temposconstantes ou fixos.Os lotes de compras variam em função de nível de estoque.Aquantidade a ser comprada é tal que , somada ao estoque existente, seja suficiente paraatender a demanda até o ressuprimento seguinte.


5) Explique o que é a curvaABC.
É um método de classificação de informações a fim de se separar os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. Essa teoria classifica a demanda pelos itens em “A”, “B” ou “C”. Essa classificação surgiu da constatação de que menos de 20% dos itens respondem por 70% do investimento (classificação “A”). Outros 20% são responsáveis, em média, por 20% doinvestimento (classificação “B”). Os outros 60% dos itens, exigem juntos, cerca de 10% de capital (classificação “C”).
6) Quais as vantagens da integração com clientes e fornecedores?


7) O que é o MRP I?

MRP 1 significa Planejamento dos Recursos de Manufatura - É uma técnica para programar a produção de itens de demanda dependente, já que determina quanto deve ser adquirido de cada item e emque data o item deve estar disponível”.

8) O que é o MRP II?

O MRP II, é a evolução do MRP, Corrêa e Gianesi (1996) afirmam que ocorreu
o acréscimo de um módulo para o cálculo de necessidades de outros recursos chamado CRP (CapacityRequirements Planning).É algumas vezes considerado como um plano global para uma empresa, envolvendo as áreas de produção, marketing, finanças e engenharia..9) Diferencie Just in time e Just in Case?

A diferença é o foco, onde o Just in time atende a um cronograma e o Just in case atende a um pedido específico.

10) Quais os parâmetros para avaliar o desempenho de uma cadeia produtiva?

a) A necessidade de identificar e estabelecer indicadores para cada fator condicionante da competitividade, relacionados à dimensão empresarial, queengloba: produtividade, qualidade, capacidade gerencial, logística interna, marketing e capacidade de inovação;
b) A necessidade do acompanhamento global, o que não implica a condição de desconhecer a performance de cada um dos elos, que no conjunto são determinantes da competitividade da cadeia;
c) A necessidade de um modelo de indicadores que sejam passíveis de comparação, seja em relação a sipróprio ou à sua evolução em relação a indicadores equivalentes de indústrias similares, nacionais ou de outros países, consideradas benchmark.

11) Explique o trade-off qualidade e custo da logística.

Acontece que os clientes demandam cada vez mais um serviço melhor e não estão dispostos a desembolsar nada por ele, o que significa constante melhora no nível de serviço sem custo adicional....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de Suprimento e Logística
  • Aps
  • Gestão da cadeia de suprimentos e logística
  • Gestao suprimentos e logistica
  • Gestão de suprimentos e logística
  • Gestão de suprimentos e logistica
  • Gestão de suprimentos e logistica
  • Gestão de suprimentos e logistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!