Gestão de sistemas de informação

Páginas: 8 (1843 palavras) Publicado: 4 de junho de 2012
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA

FACULDADE MARTHA FALCÃO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS





















TRABALHO ACADÊMICO

A CONTABILIDADE E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO





















Manaus – Amazonas

2011

ERICK SIMÕES

KARLA FIGUEIREDO

LICYANNE ALCÂNTARA

SIMONE NUNES DE OLIVEIRAA CONTABILIDADE E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO







Trabalho apresentado ao Instituto de Pesquisa de Ensino Superior da Amazônia - Faculdade Martha Falcão FMF do Curso de Graduação de Ciências Contábeis, para obtenção parcial de nota da matéria de Gestão e Sistema de Informação ministrada pela Profª. Mirian Romano.Manaus – Amazonas

2011

SUMÁRIO



1. A CONTABILIDADE EMPÍRICA 5
2. AS HABILIDADES DO ANTIGO CONTADOR EM ESCRITURAR AS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS 5
3. A CONTABILIDADE E A ERA DA TECNOLOGIA 7
4. A CONTABILIDADE NA ERA DIGITAL 8
















INTRODUÇÃO



Este trabalho acadêmico tem por espoco de mostrar a grande evolução da Tecnologia da Informação naContabilidade com a finalidade de trazer para o aprendizado acadêmico o conhecimento de algumas ferramentas utilizadas, no século XIX, pelos profissionais da ciência contábeis mais conhecidos nessa época como os “Guarda-livros” já que o trabalho do profissional contábil naquela época exigia muita habilidade em processar grandes quantidades de informações contábeis utilizando ferramentas de pouca qualidadetransformando-as em verdadeiras obras-de-arte para o desenvolvimento econômico e financeiro das empresas. As ferramentas grotescas foram se transformando em ferramentas sofisticadas, pois a tecnologia teve o condão de facilitar as informações evoluindo cada máquina utilizada pelo contador.


Com a evolução da tecnologia da informação na contabilidade o profissional contábil passou de umsimples guarda-livros, que só servia para debitar e creditar, ressaltando ainda, que para se candidatar a uma vaga na empresa na área contábil era de fundamental importância ter uma excelente caligrafia, dominar a língua portuguesa e francesa, ter curso de datilografia.


Vale ressaltar que é imprescindível ter na organização da empresas sistemas que facilitam a visualização integradade cada setor. Sendo assim, os sistemas integrados de gestão empresarial (ERP), tem o condão de integrar e organizar todos os dados fornecidos de cada setor.






A CONTABILIDADE EMPÍRICA


A história da contabilidade é tão remota quanto à da civilização. No Período Antigo, já existia a contabilidade empírica, em que o Homem registrava seus patrimônios na memória. Quando eledeixa de ser nômade e resolve dedicar-se ao cultivo e pecuária, surge a necessidade de organização econômica em parceria ao senso de propriedade. Desse anseio por riqueza individual e preocupação quanto a rendimentos, os registros do comércio eram feitos em tábuas de argila, depois substituídos pelo papiro, um dos mais antigos antepassados do papel.


No Brasil, com a vinda da Família Real,a atividade colonial exigiu um melhor aparato fiscal. Mas foi somente em 1870 que aconteceu a regulamentação da profissão contábil, com o decreto imperial nº 4475, que restringia o exercício da profissão a pessoas que tivessem conhecimento das línguas francesa e portuguesa, além de boa caligrafia e datilografia. O grande passo, entretanto, acontece em 1927, quando é fundado o Conselho Perpétuoque viria a ser, no século atual, o Sistema CFC/CRC’s.







AS HABILIDADES DO ANTIGO CONTADOR EM ESCRITURAR AS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS



Antes de entrarmos no mérito é de fundamental importância saber o conceito de informação. Partindo dessa premissa, segundo Padoveze, temos como conceito de informação:


“é o dado processado e armazenado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GESTÃO DE SISTEMAS DA INFORMAÇÃO
  • Gestão da qualidade do sistema de informação
  • GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • Gestão em sistema de informação
  • GESTAO DE PROCESSOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • Sistema de informação em gestão de competências:
  • Sistema de Gestão de Segurança da Informação
  • Gestao de sistemas de Informacao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!