Gestão de sistema de qualidade

Páginas: 9 (2180 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2011
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL – CAMPUS SÃO MIGUEL
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
GESTÃO DE SISTEMA DE QUALIDADE

Brinquedos Bandeirantes

São Paulo
2011

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL – CAMPUS SÃO MIGUEL
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
GESTÃO DE SISTEMA DE QUALIDADE

Brinquedos Bandeirantes

Por:

Andreia Fátima Arruda – 87417-5
Caroline Santos de Souza – 89054-5
Liliam da Silva Nascimento –88858-3
Luiz Carlos Teodoro Silvano – 86878-7
Paloma Timoteo de Souza – 89083-9

SUMÁRIO

1. Introdução......................................................................................................7
2. Objetivos........................................................................................................8
3.Problematização............................................................................................9
4. Hipóteses do Problema.................................................................................10
5. Ferrramenta Utilizadas..................................................................................11
6. Conclusão.....................................................................................................13

Resumo

Notrabalho apresentado utilizaremos como referencial teórico a abordagem holística, cuja perspectiva é que o “todo” e cada uma de suas “partes” estão estritamente ligados e integrados, buscando melhoria nos resultados da empresa, obtidos com a qualificação profissional e na formação do perfil dos seus funcionários, direcionando-os a uma nova abordagem da administração voltada para a valorização docapital humano.
Após uma reflexão sobre as várias formas de administrar, surgidas desde a Revolução Industrial, verificou-se uma nova tendência baseada no paradigma da educação holística nas organizações.
Com um ambiente cada vez mais dinâmico, as empresas buscam selecionar funcionários que contribuam para o crescimento da organização, e por isso tem investido cada vez mais no seu capital humano.Para que isto ocorra, as habilidades humanas mínimas exigidas deverão ser substituídas por habilidades pessoais e interpessoais.
A cultura organizacional holística inicia-se por um novo modelo de administração, que começa pelo resgate da autoestima, tratando o funcionário como parceiro nas decisões, utilizando seu talento pessoal para ajudar no desenvolvimento organizacional da empresa e, dessaforma, colocando em prática o princípio da visão do todo-parte-todo.
Até o surgimento da Teoria das Relações Humanas (1930) supunha-se que as pessoas trabalhavam somente porque precisavam. As lideranças eram centralizadas, autoritárias e burocráticas.
A escola das Relações Humanas enfatizou o ser humano e as motivações de toda a espécie e natureza, estimulando e influenciando o elemento humano nomeio social e cultural, dentro e fora do trabalho, integrando o homem ao meio em um sistema aberto. Atenção especial foi dada à ideia de que os empregados devem sentir-se bem, úteis e acima de tudo importantes no processo organizacional para que tenham eficácia, eficiência e produtividade. Assim a criatividade é um fator estimulado, a comunicação e relação interpessoal passam a ser característicasdesejáveis nos funcionários que trabalham nas empresas, e principalmente nos futuros contratados.
O processo desenvolve-se por intermédio de um novo conceito: Holismo. O termo holismo vem sendo empregado na linguagem administrativa e envolve uma grande mudança de mentalidade: ver as partes para ver o todo. Assim, Pierre Weill definiu holístico como:
“... de Holos, grego, que significa inteiro,não fragmentado. Adjetivo ou substantivo significa uma visão não fragmentada do real, em que sensação, sentimento, razão e intuição se equilibram se reforçam e se controlam reciprocamente, permitindo ao homem uma plena consciência, a cada momento, de todos os fatores envolvidos em cada situação ou evento de sua existência, permitindo-lhe tomar a decisão certa, no momento certo, com sabedoria e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema gestão da qualidade
  • Gestão da qualidade do sistema de informação
  • Sistema de gestão da qualidade
  • Sistema de Gestão da Qualidade
  • Sistema gestão da qualidade
  • Sistemas de Gestao da Qualidade
  • Isso 9001 – sistema de gestão de qualidade
  • Sistema de gestão da qualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!