Gestão de Serviços e MKT Interno - Pequena Empreiteira de Mão de Obra

Páginas: 12 (2976 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2013
Chapecó, 13 de Julho de 2012.
MBA em Marketing com Ênfase em Vendas (MKT VEN CHA 01)
Trabalho em Grupo - Gestão de Serviços e Marketing Interno


O serviço escolhido como objeto de estudo deste trabalho foi uma pequena empreiteira de mão de obra terceirizada com foco na prestação de serviços de reparos e manutenção predial em apartamentos , condomínios e estabelecimentos comerciais em razãoa dificuldade que as pessoas e organizações vem enfrentando na localização e contratação de profissionais qualificados para atender as suas pequenas necessidades relacionadas as Instalações Elétricas e Hidráulicas, Pinturas, Limpeza de Jardins e Ambientes, Instalações Residenciais Diversas, Pequenos Transportes, Instalação e Manutenção de Ar condicionado Split, Manutenções de Máquinas de lavarRoupa e etc.
O Objetivo de acordo com o conceito de Estratégia em Serviços é criar um novo serviço, inédito na região Oeste de SC, mais especificamente na cidade de Chapecó reconhecida como metrópole regional, sexta maior cidade do estado e com população aproximada de 190.000 habitantes.
Para atingir o objetivo proposto foram consideradas as seguintes áreas de decisão estratégica:

1 -Identificação e Mapeamento do Mercado Alvo
1.1 - Sob a perspectiva dos clientes, através de pesquisa informal com donas de casa, síndicos de condomínios e grupos de idosos foi identificada uma extrema dificuldade na contratação de profissionais qualificados, com procedência garantida e que possam efetuar serviços e reparos domésticos com garantia de atendimento (realização) e garantia da qualidade dostrabalhos efetuados. Foram relatadas diversas situações aonde em razão da complexidade do serviço o mesmo foi abandonado pelo executante antes de sua conclusão, aonde o serviço foi mal executado aumentando os transtornos e prejuízo por parte do contratante, foram praticados preços abusivos, extorquindo o cliente em função de sua extrema necessidade e dificuldade para realização. A ausência desupervisão por se tratar de um profissional liberal , na grande maioria dos casos, acaba por gerar uma grande variabilidade e dificuldade de contato posterior para qualquer reclamação ou solicitação de retrabalho.
O cliente deseja que os profissionais tenham registro em empresa de prestação de serviços, que seja estabelecido um pequeno contrato de trabalho estabelecendo responsabilidades decontratante e contratado e que ao mesmo sejam fornecidos os telefones de contato e demais informações comerciais da empresa para contatos futuros. A opinião atual é de que estes profissionais na grande maioria tratam o cliente como se lhe estivesse prestando um favor ao invés de um serviço técnico e qualificado.
O mercado-alvo será constituído entre as classes A e C o que representam a maior fatia dapopulação carente deste recurso. Nestes domicílios geralmente o marido e a esposa dividem o seu tempo entre o trabalho em regime integral, complementação da educação e cuidados dos filhos o que lhes posiciona como clientes potenciais.
1.2 - Os custos pré-operacionais envolvidos na concepção deste serviço serão constituídos basicamente de contratação de 02 profissionais habilitados para a execuçãodos reparos, aquisição de equipamentos de proteção individuais, máquinas e ferramentas e 02 veículos que proporcionem deslocamento rápido aos técnicos de atendimento. Para estabelecimento da empresa será necessária a locação um estabelecimento comercial com aproximadamente 100m² de área útil aonde serão localizados o escritório, o almoxarifado e a ferramentaria. O montante necessário para cobrirestes custos é estimado em R$15.000,00. Os custos administrativos estarão relacionados a abertura da micro empresa, contratação de escritório de contabilidade e demais custos de manutenção da infraestrutura estabelecida com montante estimado de R$ 3.000,00

1.3 - Com relação à concorrência, observamos que na região em questão, este segmento hoje é dominado pela informalidade, isento de normas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo GESTÃO DE SERVIÇO E MKT INTERNO
  • Serviços de mao de obra
  • Gestão de Serviços e Marketing Interno
  • Contrato de Prestação de Serviços de Mão de Obra
  • modelo orcamento de obras-servicos de mao-de-obra
  • GESTÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS CONTÍNUOS NA INFRAERO: A importância do plano de trabalho no processo de contratação e gestão...
  • Trabalho de gestão de serviços e marketing interno
  • Modelo De Contrato Servicos De Mao De Obra Terceirizada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!