GESTÃO DE SEGURANÇA INTEGRADA

Páginas: 6 (1447 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2013


Faça uma leitura crítica do modelo de integração apresentado pelo SUSP comparado ao Pronasci, e escreva uma síntese de suas reflexões em 01 lauda

A arquitetura SUSP foi inspirada no modelo criado pela área da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS). Esse modelo buscava articular as três esferas governamentais – federal, estadual e municipal – no que diz respeito à integraçãoprática de suas agências. Assim, o modelo SUSP não visa afetar a administração dos entes federativos, mas sim aumentar a capacidade de cada um a partir de um trabalho integrado. A finalidade principal era construir a ARQUITETURA INSTITUCIONAL DO SUSP, cujo os pressupostos são gestão e integração, e, segundo seus idealizadores, sem esses não se pode implantar uma política de segurança.O SUSP, assim, oferece subsídios metodológicos para que as polícias estaduais, corpos de bombeiros militares, polícias federais, agências do sistema penitenciário e guardas municipais, isto é, todas as instituições que compõem o sistema de segurança pública, possam desenvolver suas ações de maneira integrada e inteligente. Outra importante ação seria uma base de dados acessível às instituições desegurança atuantes na localidade. Uma Base de dados integrada é uma iniciativa que pode propiciar inúmeros benefícios para a gestão da segurança pública de maneira a otimizar os recursos e ampliar os resultados. Ele aponta que uma política deve ser elaborada com base em um diagnóstico, a exemplo mais uma vez da área da saúde.Esse modelo usa o diagnóstico como ponto de partida e é a chegada dequalquer política. Nele devem estar contidas tanto as questões-problema como as potencialidades que podem ser desenvolvidas e aproveitadas para o tratamento das problemáticas encontradas. Ele deve ser composto das etapas quantitativa e qualitativa. Monitoramento e avaliação são etapas imprescindíveis para o sucesso de uma política, projeto ou iniciativa, pois dessa forma será possível mensurar seuêxito.

As propostas apresentadas pelo SUSP estão centradas em sete eixos-temáticos:
1. Gestão do conhecimento;
2. Reorganização institucional;
3. Formação e valorização institucional;
4. Prevenção;
5. Estruturação da perícia;
6. Controle externo e participação social;
7. Programas de redução da violência.

Portanto, o modelo de gestão SUSP prevê um conjunto de ações voltadas para aorganização e melhoramento do trabalho das instituições que integram o sistema de segurança pública no país para que seu produto final – a segurança – seja de fato um direito para todos.

Criado pelo Governo Federal, Ministério da Justiça, O Pronasci objetiva a condução da política nacional pautada na integração fortificada pelo modelo SUSP. O Pronasci inaugura uma reforma estrutural quebusca abordar a violência e a criminalidade a partir de sua raiz social na tentativa de garantir maior eficiência em seu controle. A idéia central desse programa é tratar as questões de segurança de forma integrada e integral, ou seja, associar ações sociais com as ações tradicionais de segurança pública, com a perspectiva de atuar na dimensão preventiva intensamente, sem perder de vista a repressãoqualificada da criminalidade. Um ponto importante do Pronasci é a reocupação do espaço público, dos espaços comunitários como locais de convivência social e de grande relevância para o estabelecimento de relações de pertencimento. Assim, a retomada desses locais para transformá-los em espaços seguros de convivência social simboliza um avanço na garantia do direito à segurança.

Osestados e municípios foram estimulados a criar os Gabinetes de Gestão Integrada (GGI). Estes são incorporados à estrutura gestora da administração pública e, assim, funcionam como um articulador entre as forças de segurança e a sociedade. O Pronasci estabelece um diálogo direto com os municípios sobre questões de segurança. Na verdade, ele prevê um grande número de projetos cuja gestão está...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão integrada de segurança
  • GESTÃO INTEGRADA E CONDIÇÕES DE SEGURANÇA NO TRABALHO
  • Gabinetes de gestão integrada em segurança-fichamento-pós estácio
  • Gestão integrada
  • Gestao integrada
  • Gestão Integrada
  • Gestão integrada
  • Gestao Integrada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!