Gestão de resíduos urbanos

Páginas: 5 (1128 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ
ALAN LUIZ ROVEDA







GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS.









IPORÃ DO OESTE- SC
2012
ALAN LUIZ ROVEDA






GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS.



Projeto de Conclusão de Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação Ambiental, apresentada ao Centro Universitário Barão de Mauá.Orientador (a):








IPORÃ DO OESTE- SC
2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. JUSTIFICATIVA 6
3. OBJETIVOS 7
3.1.1 Objetivo Geral 7
3.1.2 Objetivos Específicos 7
4. METODOLOGIA DA PESQUISA 8
5. CRONOGRAMA 9
REFERÊNCIAS 10



















INTRODUÇÃO


A questão ambiental tem cada vez permeada mais as discussões emtodos os setores da sociedade e um dos tópicos de grandes destaques são os que dizem respeito às mudanças ambientais globais, ou seja, a soma de uma diversidade de desafios ambientais locais, nacionais ou regionais. Essa denominação inclui também os impactos desses desafios, como por exemplo as mudanças na temperatura e nos regimes de precipitação (UNFPA, 2007).
Esses desafios ambientaisatingem todos os lugares sem distinções e podem ter efeitos mais profundos nas áreas urbanas, sendo estas também contribuintes para essas mudanças por meio do consumo de recursos, do uso da terra e da produção de resíduos. Além disso, as áreas urbanas têm aumentado muito nos últimos anos. Segundo o Relatório da Situação da População Mundial 2007 da UNFPA (2007), 3,3 bilhões de pessoas estarão vivendonas cidades em 2008 e poderão ser 4,9 bilhões até 2030. Conforme colocado por Hogan (1993), a urbanização em si não seria incompatível com a qualidade ambiental e a concentração populacional deveria servir para racionalizar o acesso à saúde e a serviços de saneamento e de educação. Entretanto, a desatenção à infraestrutura ambiental aliada a um alto crescimento das cidades pode contribuir paraaumentar os problemas ambientais e muitos deles terão suas consequências sentidas somente a médio e longo prazo.
Todavia, as ações para minimizar os impactos desses problemas ambientais devem ser tomadas por meio de políticas adotadas no presente. Dentre as várias ações que devem ser tomadas, uma das que requer atenção imediata é a do gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos. Os resíduosde uma sociedade são o reflexo de seus padrões de produção e consumo, sendo estes juntamente com a cultura e a tecnologia mediadores do impacto da população humana (LEFF, 2001).
Sawyer (2001) coloca o descarte de resíduos como sendo um dos exemplos dos impactos ambientais que ameaçam a sustentabilidade global dentro da categoria de poluição, que juntamente com emissões econgestionamento representam o reflexo do desenvolvimento sobre o meio ambiente. Os outros impactos ambientais relevantes seriam a água, alimentação, energia, biodiversidade, ligados mais diretamente à exploração de recursos naturais. Segundo Sawyer (2001), a causa raiz de todos esses impactos é o grande aumento no consumo.
O alto consumismo estimulado pelas práticas do capitalismo em sua essência, quevaloriza o ter, o possuir a todo custo a partir da comparação com o outro e com os estímulos das propagandas, tem como uma de suas consequências a degradação ambiental e grande geração de resíduos em diferentes escalas e cada vez mais diversificados quanto ao seu material. Essa grande geração de resíduos leva a preocupação sobre o que fazer, como tratar todo esse material e qual a contribuiçãodesses esforços para as mudanças ambientais globais.



JUSTIFICATIVA


A proposta do trabalho é relacionar a questão do gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos, um dos problemas encontrados hoje em ambientes urbanos e agravados pela concentração da população aliada ao intenso consumismo presente em moradores de cidades estimulados a todo momento, com as mudanças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao de residuos urbanos
  • Gestão de resíduos sólidos urbanos e domésticos
  • Sistema de gestão dos residuos solidos urbanos
  • Indicadores de sustentabilidade para a gestão municipal de resíduos sólidos urbanos
  • A gestão dos resíduos solidos urbanos e sua relação com as mudanças climáticas
  • Resíduos urbanos
  • Resíduos urbanos
  • Indicadores de sustentabilidade para a gestão municipal de resíduos sólidos urbanos: um estudo para são carlos.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!