GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS HOSPITALARES

Páginas: 24 (5755 palavras) Publicado: 24 de maio de 2015
ALINE SEVERO FERNANDES
JHONATAN MERLO
PAULO RICARDO VIANA FERREIRA
PRISCIELLY SANTANA COELHO
THAMIRES DOS SANTOS SAMPAIO



GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS HOSPITALARES: ESTUDO DE CASO EM HOSPITAL DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA










Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, como requisito parcial para obtenção do título de Técnico em MeioAmbiente.
Orientador: Docente Lidiane Pereira da Silva











VITÓRIA
2014
ALINE SEVERO FERNANDES
JHONATAN MERLO
PAULO RICARDO VIANA FERREIRA
PRISCIELLY SANTANA COELHO
THAMIRES DOS SANTOS SAMPAIO



GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS HOSPITALARES: ESTUDO DE CASO EM HOSPITAL DE VITÓRIA




Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, como requisitoparcial para obtenção do título de Técnico em Meio Ambiente.


Aprovado em ____ de _________________de 2014











BANCA EXAMINADORA:



Docente: Lidiane Pereira da Silva / Bióloga
SENAI/CETEC
Orientadora





Docente: Luana Zamprogno / Bióloga
SENAI/CETEC
Avaliadora



AGRADECIMENTOS


A Deus, pois sem ele não teríamos forças para seguir essa longa jornada.
Aos nossos pais, que nos incentivaram aseguir esse caminho e nos deram palavras de ânimo quando pensamos em desistir.
À nossa orientadora Lidiane Pereira da Silva, pelo suporte excepcional mesmo com o pouco tempo que tinha, colaborou muito na elaboração desse trabalho com suas correções e incentivos.
À Prof. Msc. Haydée Fagundes Moreira Silva de Mendonça, da EMESCAM, que nos possibilitou a visita ao hospital onde foi feito o estudo decaso. Sem a sua ajuda talvez não conseguiríamos elaborar nosso trabalho da forma que sonhamos.
Ao Supervisor de Gerenciamento de Resíduos do hospital visitado, pela atenção e ótimo atendimento.
Agradecemos a todos os docentes que contribuíram para a nossa formação ao decorrer deste curso.
E aos nossos colegas de classe, pois eles tornaram esse caminho mais divertido de seguir.“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”

Mahatma Grandhi
RESUMO

Atualmente a preocupação com o meio ambiente tem sido cada vez maior, e os resíduos descartados incorretamente contribuem relativamente para muitos dos problemas ambientais existentes. Dê todos os tiposde resíduos sólidos gerados pelo homem, o resíduo hospitalar é um dos mais preocupantes. Os Resíduos de Serviço de Saúde (RSS) ou Resíduo Hospitalar são todos aqueles resultantes de atividades exercidas nos serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal, que vem a ser os consultórios médicos e odontológicos, farmácias, laboratórios, instituições de ensino e pesquisa eveterinárias. No entanto apesar de tantos geradores de resíduos de serviço de saúde, esses correspondem à apenas 2% de todo tipo de resíduo gerado no país (BRASIL, 2006). A coleta dos resíduos hospitalares não é tão apropriada quanto imaginamos. Seu descarte não é 100% correto. Mesmo que a quantidade de resíduos hospitalares não seja tão significativa em relação aos outros tipos de resíduos, pois tem umaporcentagem bem menor, e sua disposição final não é estabelecida da melhor forma. Com o descarte adequado do lixo hospitalar, a saúde e a segurança da população ficam em melhor estado, principalmente em relação a contaminação, seja ela química ou física. A população não é a única que sofre riscos com o descarte inadequado do lixo hospitalar, o meio ambiente em geral também sofre com as variáveisconsequências. Materiais hospitalares radioativos que são descartados inadequadamente ou jogados em terrenos baldios podem sim trazer problemas ao solo. Seus produtos químicos podem atingir o lençol freático e prejudicar os organismos que vivem ali. Com base nas relações dadas e nas pesquisas, buscou-se mostrar a importância do descarte adequado dos resíduos hospitalares.
Palavras-Chave: Resíduos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação do sistema de gestão dos resíduos sólidos hospitalar
  • Logística reversa aplicada a gestão de resíduos sólidos hospitalares
  • Gerenciamento de Resíduos Hospitalares Sólidos
  • Residuos solidos hospitalares
  • Resíduos sólidos hospitalares
  • Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos
  • Gestão de Resíduos Sólidos em Gastronomia
  • Gestão de Resíduos Sólidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!