Gestão de Recursos Humanos - Administração do Sistema Judiciário

Páginas: 12 (2924 palavras) Publicado: 14 de julho de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UniRio
Centro de Ciências Jurídicas e Políticas











UMA GESTÃO DE PESSOAS EFICIENTE NO ÂMBITO DO SISTEMA JURÍDICO NO BRASIL


















Rio de Janeiro, 2013











UMA GESTÃO DE PESSOAS EFICIENTE NO ÂMBITO DO SISTEMA JURÍDICO NO BRASIL



Trabalho apresentado como requisito paraobtenção de aprovação na disciplina Administração do Sistema Judiciário, no curso de Administração Pública, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Professor Benedito Adeodato











Rio de Janeiro, 2013
RESUMO


O mundo vem sofrendo modificações ao longo da história e podemos chamar a atual conjuntura de “era da infomação”, tendo ela também atingido o PoderJudiciário. O Judiciário brasileiro é um serviço público, passível de controle e que pode ser objeto de discussão. Surge a necessidade de mudança no paradigma de gestão e uma das ações implementadas mais marcantes é o processo eletrônico. A automação das tarefas repetitivas evidencia a ascensão do trabalhador do conhecimento, aquele que gera capital intelectual. O objetivo do presente estudo foidemonstrar a importância da implementação de uma moderna gestão de pessoas no Poder Judiciário como alternativa de solução dos problemas relacionados à eficiência e à eficácia da prestação jurisdicional.


Palavras-chave: gestão de pessoas; recursos humanos; poder judiciário; sistema judiciário; informação; valorização; servidor público; setor público.

















SUMÁRIO


1.INTRODUÇÃO
2. DESAFIOS DE UMA GESTÃO EFICIENTE
3. PROCESSO DE MUDANÇAS
4. GESTÃO DE PESSOAS
5. CONCLUSÃO


























1. INTRODUÇÃO


Através do processo de desenvolvimento tecnológico, é possível perceber mudanças na esfera organizacional. As primeiras mudanças e efeitos ocorreram fortemente no setor privado, entretanto há uma necessidade percebidade adaptação tecnológica também no meio público, constituindo uma nova realidade neste ambiente organizacional.
Ao longo da história há períodos que são chamados de “eras” e esta atual conjuntura em que vivemos é chamada de “era da informação”, no qual é de suma importância o conhecimento e a comunicação das pessoas. Os recursos naturais e o trabalho físico deixaram de ser fontes fundamentais deriqueza, mostrando que outros fatores tornaram-se mais aflorados, entre eles: globalização, informatização, desintermediação econômica e intangibilização.1
O setor público, inclusive o Poder Judiciário, é um ente conservador. Apesar disso, a sociedade em si pressiona por mudanças para que se alcance uma prestação de serviços adequada. Para isto, é necessário que haja uma nova implementação degestão que seja adequada ao novo cenário que o mundo vive, deixando de lado as práticas obsoletas de gestão.
As organizações sempre almejaram o lucro e a máxima aplicação dos recursos físicos e finaneiros, enquanto que os funcionários apenas visavam bons salários, benefícios, segurança no trabalho. Entretanto isto mudou de uns tempos pra cá, uma vez que houve um processo de valorização das pessoas,do seu conhecimento, o trabalho em conjunto, ou seja, houve uma cooperação entre as partes (organização e indivíduo), abandonando a relação conflitante.
Todas as organizações, públicas ou privadas, de uma forma ou de outra, requerem gestão, porque todas têm o mesmo fundamento: reunir e integrar esforços para atingir um objetivo comum2. Ou seja, por mais tardia que seja no setor público, ela deveráocorrer do mesmo jeito que ocorre no setor privado.


2. DESAFIOS DE UMA GESTÃO EFICIENTE


É notório que a gestão do Poder Público está obsoleta e ainda presa ao passado, mostrando que os serviços públicos estão distantes da padronização mínima de eficiência que a sociedade espera. O serviço público encara duas grandes dificuldades históricas, que é a cultura burocrática e o apego ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O SISTEMA DE ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOS
  • SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
  • Sistema de Administração de Recursos Humanos
  • Sistema de gestão de recursos humanos
  • Administração e gestao de recursos humanos
  • Gestão de custos na administração de recursos humanos
  • Área de administração de recursos humanos ou sistema de administração de recursos humanos
  • Sistema de gestao de recrutamento e selecao de recursos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!