Gestão de qualidade

Páginas: 18 (4398 palavras) Publicado: 20 de maio de 2013
Gases e Seus Riscos

12/6/2012

Gases e Seus Riscos

1

OBJETIVO

Capacitar os treinandos a identificar as características dos gases aos quais estão expostos e adotar medidas preventivas em relação a estes e utilização correta dos equipamentos de monitoração.

Gases e Seus Riscos

2

PROGRAMA
•Conceitos • Classificação dos gases • Gases produzidos e ou consumidos na Usina •Procedimentos quanto a intoxicação por inalação
• Meios de proteção

• Uso correto de carboximetro e oximetro

Gases e Seus Riscos

3

CONCEITOS
GÁS É um fluído que pode ser comprimido infinitamente, e cujo volume é o do recipiente que o contém. E a reserva de gás que temos é a multiplicação do volume pela pressão do mesmo VAPOR É a fase gasosa de uma substância que sofreu um aquecimento,onde foi ultrapassado seu ponto de fulgor. TÓXICO OU SUBSTÂNCIA XENOBIÓTICA É uma substância que pode causar danos à saúde por prejudicar o sistema biológico, é um veneno para o ser humano.

Gases e Seus Riscos

4

CONCEITOS
PONTO DE FULGOR É a menor temperatura em que a substância começa a desprender vapores que em contato com qualquer fonte externa de calor, se inflamam, mas, quando seafasta a fonte (calor) a chama se extingue, porque a vaporização não é suficiente para alimentar a combustão. PONTO DE COMBUSTÃO É a menor temperatura em que os vapores desprendidos da substância se inflamam em contato com uma fonte de calor, e continuam a queimar mesmo que se afaste a fonte de calor. PONTO DE IGNIÇÃO É a menor temperatura em que os vapores desprendidos de substâncias, se inflamamindependente de qualquer fonte de calor (Combustão Espontânea).

Gases e Seus Riscos

5

CONCEITOS
PONTO DE FULGOR

PONTO DE COMBUSTÃO

PONTO DE IGNIÇÃO

Gases e Seus Riscos

6

CONCEITOS
EXPLOSIVOS
Um explosivo é uma substância ou conjunto de substâncias que podem sofrer o processo de explosão, liberando grandes quantidades de gases e calor em curto espaço de tempo. Com ocalor, os gases se expandem e, se estiverem num espaço pequeno, a pressão exercida é enorme até chegar ao ponto de ruptura, com grande onda de choque.

COMBUSTÍVEIS
Um combustível é qualquer substância que reage com o oxigênio (ou outro comburente) liberando energia, usualmente de modo vigoroso, na forma de calor, chamas e gases. Supõe a liberação da energia nele contida em forma de energiapotencial a uma forma utilizável e pode ser aproveitado industrialmente ou em níveis domésticos.

Gases e Seus Riscos

7

CONCEITOS
INFLAMÁVEIS
São substâncias que nas condições normais de temperatura e pressão ou, quando estas forem alteradas, liberam vapores em quantidade suficiente para formar uma mistura com o ar que possibilite que haja fogo em presença de calor ou chama.

Gases e SeusRiscos

8

NR 20 – LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS
LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS
Líquido Combustível – é todo aquele que possua ponto de fulgor igual ou superior a 70ºC (setenta graus centígrados) e inferior a 93,3ºC (noventa e três graus e três décimos de graus centígrados). O líquido combustível definido acima definido é considerado líquido Combustível de Classe III. Líquidoinflamável - é todo aquele que possua ponto de fulgor inferior a 70ºC (setenta graus centígrados) e pressão de vapor que não exceda 2,8 kg/cm2 absoluta a 37,7ºC (trinta e sete graus e sete décimos de graus centígrados).

Gases e Seus Riscos

9

NR 20 – LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS
LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS
Quando o líquido inflamável tem o ponto de fulgor superior a 37.7ºC(trinta e sete graus e sete décimos de graus centígrados)e inferior a 70ºC (setenta graus centígrados), ele se classifica como líquido Combustível de Classe II. Quando o líquido inflamável tem o ponto de fulgor abaixo de 37,7ºC (trinta e sete graus e sete décimos de graus centígrados), ele se classifica como líquido Combustível de Classe I.

Gases e Seus Riscos

10

NR 20 – LÍQUIDOS...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • QUALIDADE E GESTÃO DE QUALIDADE
  • Gestao da qualidade
  • Gestão da qualidade
  • Gestao da qualidade
  • Gestão da qualidade
  • Gestão de qualidade
  • Gestão qualidade
  • GESTAO DA QUALIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!