Gestão de qualidade

Páginas: 5 (1231 palavras) Publicado: 15 de abril de 2013
GESTÃO DE QUALIDADE

A gestão da qualidade  pode ser definida como sendo qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização no sentido de possibilitar a melhoria de produtos/serviços com vistas a garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes relacionadas ao que está sendo oferecido, ou ainda, a superação de suas expectativas.
Desta forma, a gestão daqualidade não precisa, necessariamente, implicar na adoção de alguma certificação embora este seja o meio mais comum e o mais difundido, porém, sempre envolve a observância de alguns conceitos básicos, ou princípios de gestão da qualidade, que podem e devem ser observados por qualquer organização. 
EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE QUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES.
Durante muito tempo. Desde o aparecimento doconceito de qualidade, seu uso foi bastante restrito nas empresas e de responsabilidade gerencial bem definida. A partir da década de 90, entretanto, a qualidade passou a ser encarada como responsabilidade de todos, e o gerente de recursos humanos passou a ser considerado em muitas empresas o gerente da garantia de qualidade. Tanto é que, em algumas dessas empresas, a área de recursos humanos é quecoordena o programa de qualidade.
O enfoque na qualidade vem sendo considerado como uni dos maiores imperativos empresariais para o século XXI, e seu impacto sobre os recursos humanos é bem reconhecido. Basta considerar que o Prêmio Nacional de Qualidade, criado pelo Congresso dos Estados Unidos para reconhecer e divulgar conquistas bem-sucedidas nesse campo, é conferido com base na análise de seiscategorias, sendo que uma elas corresponde à utilização dos recursos humanos.
É verdade quem em muitas empresas o setor de RH tem sido solicitado a auxiliar nos programas de qualidade somente após terem sido detectadas falhas em sua implantação ou implementação. E claro que nem sempre o RH pode contribuir da forma pretendida pela alta administração. No entanto, é possível identificarcontribuições desse setor para evitar as “armadilhas” da qualidade total.
O PAPEL DO PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO DE QUALIDADE.
O gerente de recursos humanos, que até pouco tempo tinha poucas razões para preocupar-se com as questões referentes à gestão da qualidade, tornou-se um dos mais importantes atores nos programas dessa natureza. Ele necessariamente tem que ser convocado para participarda implantação e gestão do programa.
As atribuições do profissional de recursos humanos nem sempre são esclarecidas na descrição de cargos da empresa. Muitas vezes, essa atribuições são definidas informalmente. E, de modo geral, não são exclusivas dele; são compartilhadas pelos demais gerentes. No entanto, como normalmente a qualidade vem sendo buscada por meio das pessoas, naturalmente lhesão atribuídas importantes funções nessa área.
FATORES QUE DIFICULTAM A IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE GESTÃO DE QUALIDADE.
São muitos os fatores que podem dificultar a implantação de programas de gestão de qualidade nas empresas. Esses fatores relacionam-se principalmente à estrutura organizacional, ao processo de produção, à política de pessoal e ao grau de abertura da empresa em relação àsquestões de qualidade. Veja algumas dificuldades encontradas:
- Estrutura organizacional rígida
- Atribuições de competências mal definidas
- Baixo nível de integração dos setores da empresa
- Dificuldade no acesso às informações
- Baixo nível de delegação de autoridade
- Pouco comprometimento da alta administração com o processo de qualidade
- Pouca clareza na definição da missão, políticas daempresa
- Descrições de cargos muito fechadas
- Precariedade do trabalho de equipe.

Fica claro, portanto, que boa parte dos entraves aos programas de gestão de qualidade referem-se a aspectos humanos, o que significa que o profissional de recursos humanos tem muito a oferecer nesse campo.

IMPLANTAÇÃO, CONCEITO E IMPORTÂNCIA DO ISO 9000.

Qualidade não é sinônimo de exclusividade ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • QUALIDADE E GESTÃO DE QUALIDADE
  • Gestao da qualidade
  • Gestão da qualidade
  • Gestao da qualidade
  • Gestão da qualidade
  • Gestão de qualidade
  • Gestão qualidade
  • GESTAO DA QUALIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!