Gestão de qualidade

Páginas: 5 (1027 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
CETEF Centro Técnico Fluminense
Turma: Mecânica
Professor: Everton

GESTÃO DA QUALIDADE

ÍNDICE

1.0 – Introdução

2.0 – Qualidade

3.1 – Definição

3.0 – Sistema de Gestão de Qualidade

4.0 – Política da Qualidade

5.0 – Auditorias

6.0 – Processo Produtivo

7.0 – Identificando Clientes e suas necessidades

8.0 – Metas da Qualidade

9.0- Passos para o Planejamento da Qualidade

10.2 – Planejamento da Qualidade

10.3 – Controle da Qualidade

10.4 – Melhorias da Qualidade

1.0 - Introdução

Hoje em dia percebemos um intenso movimento em busca da qualidade. As organizações tem que produzir produtos de qualidade, não mais como uma estratégia de diferenciação no mercado, mas como uma condição depreexistência.

2.0 - Qualidade

2.1 - Definição
A Qualidade é uma combinação de tecnologias concentradas em quatro conceitos: prevenção de defeitos, melhoria contínua, concentração no cliente e a filosofia segundo a qual numa empresa a qualidade não é responsabilidade exclusiva do departamento de Controle de Qualidade e sim, um compromisso assumido por todos. A Qualidade desloca nossa atenção dainspeção e detecção de defeitos e a concentra em práticas capazes de identificar defeitos potenciais, impedindo-os de ocorrer. É uma filosofia que enfatiza a busca contínua por medidas de melhoria em realidade. Na Qualidade a ênfase recai sobre o conhecimento dos clientes, tanto interna quanto externamente, e na satisfação de suas necessidades e expectativas. E finalmente nos ajuda a reconhecerque somos nós os responsáveis pelo nosso trabalho, e não uma outra pessoa encarregada de verificá-lo posteriormente.
3.0 - Sistema de Gestão de Qualidade
A produção de produtos e serviços com qualidade não é uma tarefa fácil de ser conseguida. Faz-se necessário o desenvolvimento e implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade nas organizações, para que se garanta o comprometimento de todos com oobjetivo de conquistar a excelência nos processos e produtos da empresa, possibilitando seu aprimoramento contínuo.
4.0 - Política da Qualidade
O primeiro passo para implantação de um sistema da qualidade é a formalização, pela alta direção, de sua Política da Qualidade, ou seja, a definição do sistema de qualidade adotado pela empresa, deixando claros os objetivos pretendidos. A Politica daQualidade é um documento que deve explicitar o compromisso da alta administração com a qualidade, servindo como guia filosófico para as ações gerenciais, técnicas e operacionais. Além disso, o referido documento possibilitará a divulgação para os clientes externos do comprometimento da empresa para com a qualidade.
A Política da Qualidade deve transmitir a identidade da organização e serlargamente difundida e debatida com todos os seus colaboradores. As atividades da função qualidade não devem estar centralizadas em um Departamento da Qualidade, mas serem exercidas com o apoio e a intervenção direta dos níveis inferiores da empresa.
A descrição geral da Política da Qualidade adotada pela empresa deve estar delineada em Manual da Qualidade que é o documento consolidador do sistema deGestão da Qualidade, descrevendo a maneira pela qual a empresa procura atingir os objetivos da qualidade expressos em sua política. É, portanto, um documento de caráter geral, aplicável à empresa como um todo e não a um ou outro setor especificamente. Serve como referência permanente para fornecedores e clientes internos e externos.
5.0 - Auditorias
É importante salientar a relevância e as principaiscaracterísticas das Auditorias da Qualidade, importantes instrumentos de aperfeiçoamento e retroalimentação do sistema da qualidade, pelos quais é avaliado o grau de implementação dos procedimentos, orientando-se os responsáveis pelos respectivos setores auditados a corrigir eventuais falhas. Essas auditorias devem ser feitas periodicamente e obedecer a um plano preestabelecido.
Fundamentadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • QUALIDADE E GESTÃO DE QUALIDADE
  • Gestao da qualidade
  • Gestão da qualidade
  • Gestao da qualidade
  • Gestão da qualidade
  • Gestão de qualidade
  • Gestão de qualidade
  • Gestão qualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!