Gestão de qualidade

Páginas: 6 (1395 palavras) Publicado: 7 de junho de 2011
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU

GESTÃO DA QUALIDADE

Claudinéia Pires
Evandro Liberato
Rafael Lopes
Taiz Liberato

Maio, 2008
INTRODUÇÃO

Trabalho desenvolvido na empresa MN Digital. Empresa de desenvolvimento e hospedagem de websites e provedor de internet, localizada na Avenida República Argentina, 3817 – Sala 04, Foz do Iguaçu – Paraná. Analisando os pontos fracos esugerindo alguns itens para melhor desempenho e crescimento com qualidade da empresa.

DESENVOLVIMENTO

A Empresa MN Digital tem três anos de mercado, está em sua fase de estruturação no mercado, com investimento em equipamento e mão de obra especializada visando o melhor produto para atendimento ao cliente.
Com isso foram levantados alguns pontos fracos da empresa que são:
• Atrasosdos funcionários;
• Faltas sem avisar (explicar);
• Falta de qualificação profissional.

As sugestões feitas à administração da empresa foram:

• Reunião para assumir o comprometimento dos funcionários com a empresa;
• Integrar os funcionários com as obrigações e interesses da empresa;
• Disponibilizar treinamentos das ferramentas utilizadas pela empresa aosfuncionários;

Após estes pequenos investimentos de tempo e receita será possível trabalhar para a ampliação da empresa, como sugerido também:
• Divulgação dos produtos e serviços da empresa, através de uma fachada no local, para identificação da empresa, panfletos ou mesmo anúncios em jornais ou rádios locais.
• E então com a ampliação dos negócios a contratação de mais mão de obra,gerando empregos no mercado.

O CONCEITO DE QUALIDADE
Existem diversas definições para o termo qualidade. O certo é que a mesma chegou para ficar, seja no trabalho, em casa, na produção de bens ou na prestação de serviços. Enfim, em qualquer atividade humana, a qualidade tornou-se consenso.
A qualidade era vista fundamentalmente sob a ótica da inspeção, na qual, através deinstrumentos de medição, tentava-se alcançar a uniformidade do produto. Posteriormente, buscava-se através de instrumentos e técnicas estatísticas conseguir um controle estatístico da qualidade. A terceira etapa do movimento da qualidade está mais preocupada com a sua própria garantia. Para isso, coordena todo o processo produtivo desde o projeto do produto até a sua chegada ao mercado consumidor.Finalmente, a ênfase volta-se para o gerenciamento estratégico da qualidade, no qual a preocupação maior é poder concorrer num determinado mercado, buscando-se não só satisfazer as necessidades do consumidor, mas também a do próprio mercado. A metodologia que vai dar sustentação a essa nova mentalidade baseia-se no planejamento estratégico, no qual sob a liderança da direção, todos na empresa passam ater a oportunidade de serem também agentes da qualidade. (GARDEN D., 1992, p. 44).
Partindo do que dizem Philip Kotler & Gary Armstrong, o nível de qualidade que se deseja alcançar num determinado produto necessita estar em consonância com o mercado-alvo que se quer atingir. Para os referidos autores, qualidade do produto significa que o mesmo seja capaz de mostrar um alto desempenho, através dealguns critérios, tais como: durabilidade, confiabilidade, precisão, facilidade de operação e reparos, dentre outros. A qualidade precisa ser medida do ponto de vista do consumidor, enfatizando que melhoria da qualidade está além de uma simples redução de defeitos. Significa: satisfazer os desejos e necessidades dos clientes melhor que os concorrentes. Expõem ainda que é de fundamental importânciaque o nível de qualidade seja percebido pelos consumidores.
“Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo às necessidades do cliente”. Isso significa: um projeto perfeito, sem defeitos, baixo custo, segurança do cliente, entrega no prazo certo, no local certo e na quantidade certa. (FALCONI, 1992,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • QUALIDADE E GESTÃO DE QUALIDADE
  • Gestao da qualidade
  • Gestão da qualidade
  • Gestao da qualidade
  • Gestão da qualidade
  • Gestão de qualidade
  • Gestão de qualidade
  • Gestão qualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!