Gestão de Qualidade ISO 9001

Páginas: 7 (1533 palavras) Publicado: 22 de março de 2014
UNIDADE INTEGRADA SESI/SENAI-APARECIDA DE GOIÂNIA











GESTÃO DE QUALIDADE ISO-9001











Aparecida de Goiânia, 2014.
ADDAMS CARVALHO GOMES
CURSO: Auxiliar Administrativo TURNO: Matutino TURMA: 001










GESTÃO DE QUALIDADE ISSO-9001
Trabalho entregue com requisito à obtenção de nota no módulo de Informática no curso Auxiliar Administrativo.Aparecida de Goiânia, 2014.


Sumário


















Introdução

ISO é uma organização não governamental que tem a função de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade seja melhorada.
Quando um cliente entra em um mercado e compra algum produto, está presente uma série de características altamente técnicas. Nem sempre oconsumidor entenderia tudo isso. Imagine quantas características e detalhes existem em apenas um celular.
Imagine que você vá comprar um produto e queira que ele tenha qualidade. Seria impossível questionar ao vendedor se o produto estaria devidamente documentado, se os operadores das máquinas eram profissionais ou se os testes no recebimento da matéria prima foram feitos de maneira correta. sabendo queexiste um padrão para um sistema de gestão da qualidade, você pode simplesmente perguntar se fabricante tem ISO 9001.







A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.
ISO é uma organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente emcerca de 162 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.
A denominação "International Organization for Standardization" permite diferentes acrônimos em diferentes idiomas (IOS em inglês, OIN em francês, OIP em português) e, por isso, seus fundadores decidiram usar a abreviatura ISO, que significa"igual". Qualquer que seja o país ou a linguagem, a abreviatura é sempre ISO, que vem do grego "isos" que significa igual, igualdade, pois o sistema prevê que os produtos detenham o mesmo processo produtivo para todas as peças.
Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, averificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços.
A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelosclientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional.












1. ISO 9000:1987

Essa primeira norma tinha estrutura idêntica à norma britânica BS 5750, mas era também influenciada por outras normas existentes nos Estados Unidos e por normas de defesa militar (as "Military Specifications" - "MIL SPECS"). Subdividia-se em três modelos de gerenciamentoda qualidade, conforme a natureza das atividades da organização:
ISO 9001:1987 Modelo de garantia da qualidade para design, desenvolvimento, produção, montagem e prestadores de serviço - aplicava-se a organizações cujas atividades eram voltadas à criação de novos produtos.
ISO 9002:1987 Modelo de garantia da qualidade para produção, montagem e prestação de serviço - compreendia essencialmente omesmo material da anterior, mas sem abranger a criação de novos produtos.
ISO 9003:1987 Modelo de garantia da qualidade para inspeção final e teste - abrangia apenas a inspeção final do produto e não se preocupava como o produto era feito.

2. ISO 9001:1994

Essa norma tinha a garantia da qualidade como base da certificação. A norma tinha os seguintes requisitos:
- Responsabilidade da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema de gestao da qualidade iso 9001
  • Gestão da Qualidade aplicação ISO 9001
  • Sistemas de gestão da qualidade (sgq) e a norma iso 9001
  • Implantação de sistema de gestão da qualidade iso 9001
  • “Gestão da qualidade: iso 9001:2008 princípios e requisitos”
  • MOMOGRAFIA SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE CONFORME A ISO 9001
  • Qualidade com base na iso 9001
  • Manual Qualidade ISO 9001

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!