Gestão de projetos

Páginas: 24 (5880 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Gestão de projetos

Aplicada à Web

Professor

João Carlos Caribé
caribe@entropia.blog.br

Introdução
História da Gerência de Projeto

4
5

Gestão de projetos na prática
Anatomia de um projeto
Variáveis controláveis e incontroláveis
Variáveis controláveis ou previsíveis
Variáveis incontroláveis ou imprevisíveis

6 7
8
8 8

As variáveis do triângulo de gerência deprojeto
Tempo ou prazo
Custo
Escopo ou contexto

9
9 9 9

Caminho crítico
Relacionamento entre tarefas

10
10

Plano de contingência
Princípio de Pareto

11
12

Etapas de um projeto
Ciclo de monitoramento e controle

12
13

Abordagens em gestão de projeto
Abordagem tradicional
Desenvolvimento ágil de software
SCRUM
Características de Scrum
Backlog de produto ebacklog de sprint
Planejamento de sprint
Scrum simplificado
Algumas características de Scrum

13
13 15 15 16
17 17 17 18

Agendando discussões diárias
Scrum Solo

18 18

Gestão do conhecimento em gestão de projetos
19
Mind maps
19

Tecnologias disponíveis
Para uso no computador
Microsoft Project
Serena Open Project

20
20
20 20

Para uso online
Serena Projects ondemand
dotProject

20
20 20

Tecnologias auxiliares
Mindmeister

20
20

Introdução
Gerência de projetos ou gestão de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos. O conhecimento e as práticas da gerência de projetos são mais bem descritos em termos de seus processoscomponentes. Esses processos podem ser classificados em cinco grupos de processo (iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento) e nove áreas de conhecimento (gerência de integração de projetos, gerência de escopo de projetos, gerência de tempo de projetos, gerência de custo de projetos, gerência de qualidade de projetos, gerência de recursos humanos de projetos, gerência de comunicações deprojetos, gerência de riscos de projetos e gerência de aquisições de projetos). Reduzida à sua forma mais simples, a gerência de projetos é a disciplina de manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto necessário durante o ciclo de vida do projeto. O risco de fracasso aumenta de acordo com a presença de incerteza durante todos os estágios do projeto. Um ponto-de-vista alternativo dizque gerenciamento de projetos é a disciplina de definir e alcançar objetivos ao mesmo tempo em que se otimiza o uso de recursos (tempo, dinheiro, pessoas, espaço, etc). A gerência de projetos é freqüentemente a responsabilidade de um indivíduo intitulado gerente de projeto. Idealmente, esse indivíduo raramente participa diretamente nas atividades que produzem o resultado final. Ao invés disso, ogerente de projeto trabalha para manter o progresso e a interação mútua progressiva dos diversos participantes do empreendimento, de modo a reduzir o risco de fracasso do projeto.

página 4

História da Gerência de Projeto
Como uma disciplina, a gerência de projeto foi desenvolvida de diversos campos de aplicação diferentes, incluindo a construção, a engenharia mecânica, projetos militares, etc.Nos Estados Unidos, o 'pai’ da gerência de projeto é Henry Gantt, chamado o pai de técnicas do planejamento e do controle, que é conhecido pelo uso do gráfico de 'barra' como uma ferramenta de gerência do projeto, para ser um associado as teorias de Frederick Winslow Taylor da administração científica, e para seu estudo do trabalho e da gerência do edifício do navio da marinha. Seu trabalho é oprecursor a muitas ferramentas de gerência modernas do projeto, tais como a WBS (work breakdown structure) ou EAP1 (estrutura analítica do projeto) de recurso que avalia o trabalho.

Gráfico de Gantt

Os anos 50 marcam o começo da era moderna da gerência de projeto. Outra vez, nos Estados Unidos, antes dos anos 50, os projetos foram controlados basicamente se utilizando os gráficos de Gantt,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestao de projetos
  • Gestão de projetos
  • Gestão de projetos
  • gestao de projetos
  • Gestão de projetos
  • Gestão de projetos
  • Gestão de projetos
  • Gestão de projeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!