Gestão de projetos

Páginas: 5 (1189 palavras) Publicado: 7 de junho de 2011
Este artigo foi escrito para todos nós que de uma forma ou de outra estamos envolvidos em projetos. Universidade? Carreira Acadêmica ou Empresarial? Pesquisa? Família? Casamento? Envolvimento Político ? Movimento Social ? Todos são projetos. E projetos podem ser gerenciáveis e controláveis, para que tenhamos o poder de previnir que nossos projetos dêem errado. É claro que isso é apenas um pequenodocumento direcionador. Caso queiram se aprofundar no assunto entrem em contato.

Gerenciamento de projetos é um esforço cuidadosamente planejado e organizado para alcançar um objectivo específico [ e geralmente] uma única vez. Por exemplo: Contruir um edifício ou implementar um novo sistema de computador. Gerenciamento de Projetos inclui desenvolver um plano de projeto, o que envolve definir econfigurar as metas do projeto e os objetivos, identificar tarefas e como as metas serão alcançadas, quantificar os recursos necessários, e determinar o orçamento e os cronogramas para a conclusão do mesmo. Também inclui o gerenciamento da implementação do plano de projeto, juntamente com a operação de "controles" comuns que garantem que haja informações objetivas e precisas o suficiente sobre aperformance relativa ao plano, além de mecanismos que ajudem a tomada de ações de "recuperação" quando necessário, ou seja, se algo sair da trilha, um Plano B deverá ser executado para colocar as coisas de volta no lugar, tentado manter a continuidade do projeto como esperado originalmente.

Projetos usualmente seguem fases ou estágios maiores, o que inclui a análise de viabilidade, definições,planejamento do projeto, implementação, avaliação e suporte/manutenção.

A gestão de projetos trata-se da aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos. O conhecimento e as práticas da gerência de projetos são mais bem descritos em termos de seus processos componentes.
Projeto é um conjunto finitoe único de atividades que são executadas para atingir um objetivo específico, um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
Um projeto tradicionalmente é abordado da seguinte forma:

· 1- Iniciação;
o Autorização do projeto, onde os objetivos a serem alcançados com o projeto a ser executado são definidos.
· 2- Planejamento;
oSão processos iterativos de definição e refinamento de objetivos e seleção dos melhores caminhos para atingir os objetivos.
o O tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase seguinte, a Execução.
o O objetivo do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução do projeto, o que pode gerar custos e estresses muito maiores.
o Revisarfragilidades, atacar pontos fracos.
· 3- Execução;
o Trata-se da coordenação de pessoas e outros recursos para executar o plano.
o Para a execução do projeto é bom ter um cronograma bem definido para cada uma das atividades a serem executadas. Esse tipo de cronograma pode ser feito com o gráfico de Gantt, e existem softwares capazes de gerar gráficos como este.
· 4-Monitoramento e Controle;
o Trata-se da medição e monitoramento do desempenho do projeto. Garantem que os objetivos do projeto sejam alcançados através do monitoramento e medição regular do progresso, de modo que ações corretivas possam ser tomadas quando necessário.
o O monitoramento é um ato constante, não apenas nos momentos finais ou iniciais.
o Consiste na análise de fragilidades antes dedeclarar o projeto como finalizado.
o É útil para saber se os objetivos iniciais serão alcançados.
o Criar Indicadores de Resultados é uma das ferramentas mais discutidas atualmente para o monitoramento e controle de projetos.
· 5- Encerramento.
o Trata-se da aprovação do objetivo final do projeto (partes envolvidas no projeto), que faz com que a entrega final do projeto seja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestao de projetos
  • Gestão de projetos
  • Gestão de projetos
  • gestao de projetos
  • Gestão de projetos
  • Gestão de projetos
  • Gestão de projetos
  • Gestão de projeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!