Gestão de Projetos

Páginas: 8 (1751 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
Matriz de atividade individual*

Módulo: 2 – FASES DE UM PROJETO
Atividade: GESTÃO DE PROJETOS I
Título: Metodologia de Gerenciamento de Projetos em empresas de pequeno e médio porte.
Aluno: Fabiana Torres Ferreira Balbino
Disciplina: Gestão de Projetos
Turma: BBPER- GP – TURMA 14
Introdução

Projeto é um processo único, consistente, com um conjunto ordenado econtrolado de atividades com data de início e término, conduzida para atingir um objetivo com requisitos especificados, incluindo restrições de tempo, custo e recursos. ISO 10006-GuindelineQuality in Project Management.

Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Se for para a entrega de um produto de forma contínua esse conceito já não seaplica, uma vez que haverá a permanência do fator “entrega permanente”, e não exclusivo.

Nota-se que um Projeto está intimamente vinculado à limitação de tempo, de recursos e o estabelecimento de um objetivo, além de outros fatores.

A gestão de projetos e a aplicação de suas melhores práticas vêm se consolidando como a melhor solução na gestão de qualquer organização. Esta importânciadeve-se ao cenário de constantes mudanças, transformações políticas e econômicas além da evolução tecnológica, tudo isso faz com que as organizações - cada vez mais - tenham a necessidade de melhorar o seu custo/benefício.

Nosso objetivo, nesse trabalho, é de – nem que seja de forma breve – analisar como as organizações de pequeno e médio porte podem implantar a filosofia de gerenciamento deprojetos.



Modos e meios de implantação



Podemos identificar as principais dificuldades na inclusão desta filosofia nas pequenas e médias empresas (PME), demonstrando alguns dos problemas a serem enfrentados pelas organizações, e seus gerentes. Visando à obtenção do sucesso, abordando situações como: “o executar sem planejar”, comunicação ineficaz, resistências às mudanças e falta derecursos e ferramentas adequadas.

A gestão de projetos vem alcançando organizações em todos os segmentos e portes, no entanto muitas delas estão despreparadas e desconhecem metodologias e práticas da gestão de projetos. Surgem assim as dificuldades, na inclusão desta filosofia, na cultura organizacional das empresas.

Para o sucesso de qualquer organização o planejamento é ferramenta essencial.Mas planejar não é uma atividade fácil, sendo até ignorada. É justamente pela falta de conhecimento em como planejar que as pequenas e médias organizações partem para o “fazer”. É o executar para ver no que dá ,e ir solucionando as falhas e os problemas à medida que vão surgindo, numa busca desenfreada por resultados,estabelecendo até prazos audaciosos. Estão apenas diante de uma atitude reativae não proativa.

A falta de metodologia, adotadas por muitas organizações, implicam em diversas consequências que passam, num primeiro momento, despercebidas.

Custos elevados, prazos longos de execução,excesso de medidas corretivas, retrabalho e a falta de documentações são alguns dos fatores presentes e frequentes na realização das atividades numa empresa.

Adotar a gestão de projetos éuma tarefa bastante difícil. É necessário paciência, perseverança e, principalmente, domínio e conhecimento das melhores práticas de Gestão de Projetos. Além disso, somente com uma postura proativa na organização será possível incluir tal metodologia, isto porque mudança na filosofia de uma organização é um processo difícil e muito resistente. Neste cenário,é fato que o Gerente de Projeto (GP)encontrará muita dificuldade e vários questionamentos.

Hoje as organizações ,sejam de pequeno ou médio porte buscam melhorar seus planos estratégicos, em todas as áreas da organização, para |melhorar a obtenção de resultados e maiores lucros, diminuindo as incertezas e gastos com falhas internas.

Desta forma a Gestão de Projetos tem sido aplicada em varias organizações, porem nem sempre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestao de projetos
  • Gestão de projetos
  • Gestão de projetos
  • gestao de projetos
  • Gestão de projetos
  • Gestão de projetos
  • Gestão de projetos
  • Gestão de projeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!