Gestão de projetos

Páginas: 9 (2227 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Engenharia Ambiental


PATRICK NERY











IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROJETOS APLICADA AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL




























ITABUNA – BAHIA
2012
PATRICK NERY








IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROJETOS APLICADA AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL












Trabalho realizado como formade avaliação do I semestre 2012.1 da disciplina Gestão de Projetos, do curso Eng. Ambiental, administrada pelo Prof. Carlos Armando.




















ITABUNA – BAHIA
2012
INTRODUÇÃO


O processo de licenciamento ambiental de empreendimentos de grande porte está cada vez mais complexo e dinâmico. Complexo, em função do grande número de impactos sociais, econômicos eambientais que atualmente é estudado e avaliado em função da implantação desses projetos o que, conseqüentemente, aumenta o grau de exigência e a expectativa em relação ao empreendedor. Dinâmico, em função da volatibilidade do mercado, particularmente do mercado de commodities, que dita às regras referentes aos investimentos estratégicos de grandes empresas mineradoras.
 Outro ponto que mereceser ressaltado é o fato de processos desse porte terem lugar de destaque em debates regionais, nacionais e até mesmo internacionais. Sem dúvidas, licenciamento ambiental é um período que coloca a imagem da empresa em cheque.
Neste sentido, a adoção do conceito de Gestão de Projeto, por parte das empresas, torna-se de grande importância nesse processo, uma vez que pode, ao longo de todas as suasatividades correlatas: possibilitar a melhoria nas relações internas e externas do projeto; aumentar a produtividade das equipes; influenciar positivamente na imagem da empresa; estabelecer fortes parcerias com a comunidade do entorno; entre outros aspectos, que influenciarão diretamente nas estratégias e conseqüentemente nos negócios futuros da empresa.


DESENVOLVIMENTO

O meio ambientede uma empresa é constituído por diversas formas de relacionamento, considerando as áreas gerenciais, operacionais, técnicas e de projetos. Aliado a esses atores internos, a empresa também possui uma estreita relação com seus clientes, fornecedores, comunidades e consumidores.
 Ao iniciar um processo de licenciamento ambiental, é importante que a empresa desenvolva um Termo de Abertura a todosos setores relacionados, visando solicitar a colaboração das áreas durante o processo, além de estabelecer os níveis de responsabilidades de cada parte. Ainda no início do licenciamento ambiental, a empresa aumenta significativamente o número de stakeholders que estarão diretamente relacionados com os seus objetivos. Governo estadual (em alguns casos, o Governo Federal), prefeituras, órgãoslicenciadores, secretarias municipais, comitês de bacias hidrográficas, ONGs, populações dos municípios da área de abrangência dos empreendimentos e moradores diretamente e indiretamente atingidos pelos impactos ambientais são alguns dos atores, dentre muitos outros, que deverão acompanhar de perto todo o processo de licenciamento ambiental.
 O trabalho de gerenciar os stakeholders é o primeiro grandedesafio da Gerência de Licenciamento Ambiental de uma empresa. Não se trata apenas de identificar esses atores, e sim, de conhecer e levantar as expectativas e requisitos de cada um e, a partir desse momento, tratá-los como parceiros, considerando suas posições nas tomada de decisões, mantendo os canais de comunicação sempre abertos com todas as partes interessadas.
 Além dos ativosorganizacionais e dos fatores ambientais, o amplo conhecimento do ambiente onde será instalado o empreendimento é outro aspecto imprescindível a ser considerado nessa fase inicial, uma vez que a cultura política, econômica e social de cada local é singular, particularmente se tratando de um país de grandes extensões como o Brasil.
 

GESTÃO DE ESCOPO

Durante o processo de licenciamento ambiental,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestao de projetos
  • Gestão de projetos
  • Gestão de projetos
  • gestao de projetos
  • Gestão de projetos
  • Gestão de projetos
  • Gestão de projetos
  • Gestão de projeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!