Gestão de produção e operações

Páginas: 5 (1078 palavras) Publicado: 17 de dezembro de 2012
GESTÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Introdução aos estudos da Administração da Produção

1

Introdução aos estudos da Administração da Produção UNIDADE I

 Evolução Histórica
 Objeto de estudo: ambiente, contexto e importância da APO  Processo Decisório e Mega-questões da APO  Processo Evolutivo da APO  Conceitos, objetivos e funções da Adm da Produção

 Fluxos e recursos e deinformações

2

Introdução aos estudos da Administração da Produção  Evolução Histórica: Pré-história: - Caça - Agricultura - Pastoreio Revolução Industrial: - Início da produção industrial moderna (utilização intensiva de máquinas, transformações urbanas e rurais, mão-de-obra em condições desumanas). Produção em massa: - Marca americana (linha de montagem). - “Administração científica” daprodução (Taylor).
3

Introdução aos estudos da Administração da Produção  Evolução Histórica: Pós segunda guerra mundial: - Estados Unidos – firmou-se grande potência. - Administração da produção – técnicas produtivas americanas. - Marketing e Finanças Década de 1960: - Transferência de técnicas e conceitos do ambiente industrial para serviços. - Introdução do termo Operações.

Década de 1970: -ADM da Produção readquire posição de destaque.
4

Introdução aos estudos da Administração da Produção  Conceitos: “A Administração da Produção e Operações é o campo de estudo dos conceitos e técnicas aplicáveis à tomada de decisões na função de Produção (empresas industriais) ou Operações (empresas de serviços)”. (MOREIRA, 2008, pág. 3)

“A expressão administração de operações diz respeitorefere-se ao projeto, direção e controle dos processos que transformam insumos em serviços e produtos, tanto para os clientes internos quanto para os externos. (KRAJEWSKI, 2009, pág. 2)

7

Introdução aos estudos da Administração da Produção  Conceitos, objetivos e funções da Adm da Produção Distinção entre produtos e serviços:  Produto: bem físico, tangível (implica na fabricação de umproduto). Ex.:(geladeira, automóvel, etc..)  Serviço: é prestado, implica em uma ação. Ex.: Consulta médica consiste na ação exame-diagnóstico-prescrição.
Caracterísitcas
Produto Estoques

Indústrias
Físicos Comuns

Empresas de Serviços
Intangível Impossível

Padronização dos Insumos
Influência da mão-de-obra Padronização dos produtos

Comum
Média/Pequena

Difícil
Grande Difícil Introdução aos estudos da Administração da Produção  Objetivos e funções da Adm da Produção Objetivos estratégicos da produção:  Contribuir para que se atinja os objetivos organizacionais a longo prazo.  Traduzir os objetivos organizacionais em objetivos de desempenho de produção (qualidade dos bens e serviços, a velocidade com que são entregues, a confiabilidade, a flexibilidade e o custode produção.  Gestão eficaz das atividades desenvolvidas por uma empresa, visando atender seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

12

Introdução aos estudos da Administração da Produção  Objetivos e funções da Adm da Produção Responsabilidades diretas da administração da produção:  Entender os objetivos estratégicos da produção.  Desenhar produtos, serviços e processos deprodução;  Planejar e controlar a produção;  Melhorar o desempenho da produção.

13

Introdução aos estudos da Administração da Produção  Objetivos e funções da Adm da Produção A Administração da Produção e Operações preocupa-se com o Planejamento, a Organização, a Direção e o Controle das operações produtivas de forma a se harmonizarem com os objetivos da empresa. (MOREIRA, 2008, pág. 7.)

OPlanejamento e a tomada de decisões: - Nível estratégico - Nível tático - Nível operacional

14

Natureza das funções cobertas Projeto do Sistema de Produção Operação do Sistema de Produção Controle do Sistema de Produção

Planejamento da Capacidade
Funções ligadas a decisões

Localização de Instalações Projeto do Produto e do Processo Arranjo Físico de Instalações Projeto e Medida do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de produção e operações
  • Gestão da produção e operações
  • Gestão de `Produção e Operações
  • Gestão de Produção e Operações
  • Gestão de produção e operações
  • Porque gestao estrategica de produçao e operaçoes?
  • Confiabilidade e o futuro da gestão de produção e operações
  • A HISTORIA DA GESTÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES – DE 1970 À 1980

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!