gestão de processos

Páginas: 33 (8122 palavras) Publicado: 18 de junho de 2014
 Modelos de Sistema

Antes de começarmos a discutir os princípios de sistemas distribuídos, vamos examinar com maior atenção os vários tipos de sistemas distribuídos.
A seguir faremos a distinção entre sistemas de computação distribuídos, sistemas de informação distribuídos e sistemas embutidos distribuídos.


Sistemas de computação distribuídos

É uma classe importante desistemas distribuídos, utilizada para tarefas de computação de alto desempenho.

Podemos fazer uma distinção entre dois subgrupos:

Na computação de cluster, onde o hardware subjacente consiste em um conjunto de estações de trabalho ou PCs semelhantes, conectados por meio de uma rede local de alta velocidade. Além disso cada nó executa o mesmo sistema operacional.

No caso da computação emgrade, consiste em sistemas distribuídos que costumam ser montados como federação de computadores, na qual cada sistema pode cair sob um domínio administrativo diferente, e pode ser muito diferente no que tange a hardware, software e tecnologia de rede empregada.

Sistemas de computação de cluster

Sistemas de computação de cluster tornaram-se populares quando a razão preço/desempenho decomputadores pessoais e estações de trabalho melhorou.
A certa altura ficou atraente, em termos financeiros e técnicos, construir um supercomputador que usasse tecnologia de prateleira simplesmente conectando uma série de computadores relativamente simples a uma rede de alta velocidade.
Em quase todos os casos, a computação de cluster é usada para programação paralela na qual um único programa,intensivo em computação, é executado em paralelo em várias máquinas.

Cada cluster consiste em um conjunto de nós de computação controlados e acessados por meio de um único nó mestre.
As tarefas típicas do mestre são manipular a alocação de nós a um determinado programa paralelo, manter uma fila de jobs apresentados e proporcionar uma interface para os usuários do sistema.

Sistema de computaçãoem grade

Sistemas de computação em grade têm alto grau de heterogeneidade: onde nenhuma premissa é adotada em relação a hardware, sistemas operacionais, redes, domínios administrativos, políticas de segurança e assim por diante.

Uma questão fundamental em um sistema de computação em grade é que recursos de diferentes organizações são reunidos para permitir a colaboração de um grupo depessoas ou instituições.
Tal colaboração é realizada sob a forma de uma organização virtual. As pessoas que pertencem à mesma organização virtual têm direitos de acesso aos recursos fornecidos por aquela organização. Entre os recursos típicos estão servidores de computação, facilidades de armazenamento e banco de dados, ou equipamentos especiais em rede como telescópios, sensores e outros.

Dadaa sua natureza, grande parte do software para realizar computação em grade é desenvolvida com a finalidade de prover acessos a recursos de diferentes domínios administrativos, e somente para usuários e aplicações que pertençam a uma organização virtual específica.

Uma possível arquitetura consiste em quatro camadas. A mais baixa, denominada camada-base, provê interfaces para recursos locaisem um site específico.

A camada de conectividade consiste em protocolos de comunicação para suportar transações da grade que abranjam a utilização de múltiplos recursos, como, transferir dados entre recursos ou para simples acesso a um recurso remoto. Além disso, a camada de conectividade conterá protocolos de segurança para autenticar usuários e recursos.

A camada de recursos é responsávelpelo gerenciamento de um único recurso. Ela utiliza as funções fornecidas pela camada de conectividade e chama diretamente as interfaces disponibilizadas pela camada-base.

A camada seguinte na hierarquia é a camada coletiva, que trata de manipular o acesso a múltiplos recursos e normalmente consiste em serviços para descoberta de recursos, alocação e escalonamento de tarefas para múltiplos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de processos
  • Gestão de processos
  • gestão e processos
  • Gestão de processos
  • gestão processos
  • Gestao de processo
  • Gestão de Processos
  • Gestão de Processos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!