Gestão de processos

Páginas: 7 (1695 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013
Mais do que concorrentes, a gestão da qualidade e a gestão de processos são disciplinas complementares que, se bem conduzidas, podem levar a organização a alcançar elevados patamares de produtividade e eficácia.
2a onda da gestão de processos ocorreu em meados da década de 90
Sua base estava no redesenho dos processos, a partir da análise das melhores práticas de mercado
Muitos projetosfalharam devido a mudança que a reengenharia exigiu mais riscos e um processo mais demorado para seus projetos.
Porém, foi-se consolidando cada vez mais a importância da gestão de processos como uma atividade de apoio importante para a gestão do negócio
Nesta terceira onda, ganha força também a utilização da tecnologia como ferramenta para auxiliar tanto no mapeamento como também na execução emonitoramento do desempenho dos processos.
A terceira onda é a junção da reengenharia com a melhoria contínua.

Convergência de Conceitos
Os programas de gestão da qualidade tem seu fundamento principalmente nas normas ISO 9000 que, a partir de sua versão divulgada em 2000, já diz em sua introdução: “Esta norma promove a adoção de uma abordagem de processo para o desenvolvimento, implementação emelhoria da eficácia de um sistema de gestão da qualidade para aumentar a satisfação do cliente pelo atendimento aos requisitos deste.”
Ao iniciar um processo de preparação e certificação pela norma, a empresa está galgando os primeiros passos para a implantação da gestão de processos.
O principal ponto de convergência dos trabalhos é um só: a análise dos processos com foco nas necessidades dosclientes e na medição dos resultados para alcançar os objetivos
Necessidade de Alinhamento
Como se vê, tanto os trabalhos de gestão da qualidade como de gestão de processos convergem para uma mesma maneira de se olhar, analisar e controlar os processos da empresa. O que muda são somente as características do trabalho: escopo do processo, metodologias, ferramentas de análise e mapeamento, tecnologiautilizada, etc...
Os programas de qualidade e processos ainda são conduzidos separadamente nas empresas, estando a Qualidade Total sob responsabilidade normalmente da área da Qualidade ou Recursos Humanos e a Gestão por Processos sob a responsabilidade da Manufatura ou mesmo da área de Tecnologia da Informação.
A tendência, é que ambas as iniciativas sejam geridas de forma unificada na empresa.Com isto consegue-se fazer uma gestão com a visão de todo o portfólio de processos, o que possibilita a definição de quais processos precisam ser analisados e de que forma, o que pode envolver projetos como, por exemplo:
Trabalhos de melhoria contínua visando eliminar retrabalhos e gargalos;
Redefinição de processos que já não estão aderentes às estratégias do negócio;
Automação de processos,na busca por maior agilidade e produtividade.

A gestão da qualidade total (em língua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.
É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas tambémda organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. A conscientização e a busca da qualidade e do reconhecimento da sua importância, tornou a certificação dos sistemas de gerenciamento da qualidade indispensável uma vez que:
Aumenta a satisfação e a confiança dos clientes;
Aumenta a produtividade;
Reduz os custos internos;
Melhora a imagem e osprocessos de modo contínuo;
Possibilita acesso mais fácil a novos mercados.
Introdução à Qualidade
A qualidade externa: correspondendo à satisfação dos clientes.
A qualidade interna: correspondendo à melhoria do funcionamento interno da empresa.
Trata-se de encontrar o equilíbrio que permite eliminar ao máximo a não-qualidade, para obter um bom grau de satisfação da clientela,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de processos
  • gestão e processos
  • Gestão de processos
  • gestão processos
  • Gestao de processo
  • Gestão de Processos
  • Gestão de Processos
  • gestao de processos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!