Gestão de processos em bibliotecas

Páginas: 15 (3744 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
GESTÃO DE PROCESSOS EM BIBLIOTECAS – Uma contribuição para tecnologia da informação e comunicação.

Bárbara Raquel de Paiva Mathias
Graduada em Ciências Biológicas (Centro Universitário de Brasília)
Resumo

O avanço tecnológico, a todo o instante, torna disponível às bibliotecas novos softwares e hardwares, que se caracterizam por atender as preferências, necessidades e padrões individuaisde uso do cliente. Em particular deve-se notar que no caso das bibliotecas os maiores efeitos da tecnologia estão ocorrendo nos serviços aos usuários. As reflexões visam contribuir no gerenciamento de tecnologias da informação e comunicação em bibliotecas. Apresenta conceitos e características sobre gestão de processos nas organizações com a finalidade de proporcionar uma visão da importância dosprocessos, do gerenciamento de processos, da gestão da informação, dos serviços e dos produtos de informação em bibliotecas, o atendimento das necessidades humanas, onde estas necessidades estão cada vez mais centradas no uso de múltiplas e crescentes informações. Considera os serviços e produtos de informação gerenciados por meio de novas tecnologias da informação e comunicação. As conclusõesapontam para respeitar as diversidades no momento de implementar técnicas e métodos da gestão por processos nas organizações e questionamentos sobre os impactos das inovações tecnológicas na Sociedade do Conhecimento.

Palavras-chave
Gestão de processos; Biblioteca – gestão; Melhoria da qualidade; Internet.
1 Tecnologia da informação
Estes processos de modernização das bibliotecas têmindiscutíveis reflexos sobre a organização dos serviços e do trabalho. Nesse sentido, Dahlman (1998:84) afirma que “há crescentes indicações de que novas tecnologias e a tecnologia de informação e comunicação em particular, estão associadas a mudanças organizacionais nas empresas ou segmentos inovadores, como: a adoção de equipes de trabalho, maior autonomia do trabalhador e hierarquias mais enxutas”Aoincorporar novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente de bibliotecas alteram-se os processos administrativos, técnicos e operacionais. Os elementos norteadores das mudanças percebidas estão centrados em “como”; “porque” e “para que” as pessoas utilizam os recursos disponíveis incrementando a competitividade pela eficiência e eficácia nos procedimentos organizacionais.
Asincorporações de inovações tecnológicas geram transições e transformações nas funções, atividades e tarefas do contexto organizacional. Necessita-se acompanhar as alterações, isto é apreender constantemente, e providenciar novos rumos na gestão da informação e esses fluxos são influenciados principalmente pelo uso da Internet e seus recursos.
O relato de Mujoo-Munshi (2003) sobre a incorporação eesforços para criar, adquirir e acessar os recursos eletrônicos desde 1995 na biblioteca do The Indian National Science Academy (INSA) aponta preocupações com as quais bibliotecários tem se ocupado constantemente no contexto de inserir inovações tecnológicas no cotidiano profissional. A origem desse processo acontece no momento da compra ou aquisição dos recursos digitais e desencadeia um longo processoentre usuários de tecnologias e usuários da informação. Pode-se perceber que a introdução das TICs em diferentes contextos não acontece somente nas regiões brasileiras e sim em escala global, e envolve os problemas identificados desde a escolha das tecnologias, os treinamentos das pessoas e até criar uma cultura organizacional dinâmica e com posicionamento crítico da realidade.
A digitalizaçãodos registros (gerenciamento da documentação) envolve além dos bibliotecários os colaboradores de outras áreas com outros repertórios em gerenciamento eletrônico de documentos – GED.
Bellei (2002) menciona que as leituras diferenciadas realizadas no ambiente de bases de dados requer conhecer novas estruturas de linguagens e seus relacionamentos. Significa um novo tipo de leitura: a leitura de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de biblioteca
  • Gestão de biblioteca
  • Gestão de Biblioteca
  • Fluxograma de Processo de Empréstimo em Biblioteca
  • SISTEMA DE GESTÃO DA BIBLIOTECA
  • Gestão de pessoas em bibliotecas universitárias
  • RESENHA A GESTÃO DE SERVIÇOS EM BIBLIOTECAS
  • A biblioteca escolar no processo de ensino aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!