Gestão de politicas sociais

Páginas: 7 (1670 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
AS ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAS NO COTIDIANO PROFISSIONAL

A sociedade vive um momento em que as desigualdades sócias crescem de maneira acelerada. Com a globalização e com o avanço tecnológico, ao mesmo tempo em que viabiliza a produção de riquezas que se concentra nas mãos de poucos, acentua a pobreza da maioria da população que uni a margem desse processo.
A grande peregrinaçãoda população que marcha pelo deserto se dirige para um campo de areias movediças como pouca ou nenhuma expectativa de vida, é nesse contexto que a profissão de serviço social está inserida. O assistente social trabalha na contramão do sistema sua luta é em prol da inclusão e não da exclusão, da preservação e não da destruição, da dignidade.
Para que o assistente social consiga exercer suaprofissão tendo em vista o projeto societário da categoria, é preciso que conheça a realidade na qual está inserido, conhecer para intervir, ele precisa conhecer a realidade local sem perder de vista que ela não está deslocada da realidade global, que é rígida pelo mesmo sistema cujos objetivos são únicos, acumular, explorar, excluir, todos contrários aos princípios fundamentais do código de ética daprofissão. É muito importante também a utilização de instrumentos e técnicas que auxiliam a pratica profissional de maneira consciente e reflexiva para que, possam surgi efeitos capazes de suprir determinadas demandas que deram origem a reflexão com conhecimento cientifica e técnico.
Um desses instrumentos é o planejamento que segundo Bustelo (1982, p.139) é um conjunto de técnicas, métodos eprocedimentos para desenvolver a política social em termos de uma intervenção programada na sociedade com o objetivo de alcança algum tipo de sociedade alternativa na qual o principio de igualdade na distribuição da riqueza e da renda a ser maximizada.
O serviço social lida com pessoas que tem suas singularidades e mesmo em situações equivalentes vêem de forma diferente as mesmas situações. Por isso,ações devem ser planejadas de modo a identificar e evidenciar forças e não fragilidades das diversos sujeitos envolvidos nesse processo.
Podemos concluir, que o assistente social que pretende com sua pratica profissional, superar o otimismo alcançado com suas ações.
Para o assistente social a gestão é muito importante, pois é o processo que articula forma conteúdo pensamento e ação, visando aconsecução de determinados fins, de acordo com o interesse de indivíduos, grupos organizações ou classes.
Um instrumento muito importante e o planejamento social, pois possui como função proporcionar maior interação entre profissionais e a sociedade estabelecendo como foco as singularidades, embasados na visão, na missão, desenvolvimento de competências distintivas e valores na elaboração deprocessos decisórios pensando-se em sua agilidade e coerência; de suas estratégias, objetivos, metas, buscando o desenvolvimento de planos de ação; estabelecer mecanismo de avaliação e controles
O planejamento social possui como função proporcionar maior interação entre profissionais e a sociedade estabelecendo como foco as singularidades, embasados na visão, na missão, desenvolvimento de competênciasdistintivas e valores na elaboração de processos decisórios pensando-se em sua agilidade e coerência; de suas estratégias, objetivos, metas, buscando o desenvolvimento de planos de ação; estabelecer mecanismo de avaliação e controles. A superficialidade e dificuldade no entendimento específico sobre as populações com que se deseja trabalhar, a falta de levantamento sobre os níveis de necessidadee demanda social desses grupos, a desorganização gerencial e a falta de vínculos diretos com a política pública permeiam ainda marcadamente muitas ações sociais e assistencialistas. O paradigma de soluções emergenciais “ainda faz parte do processo de planejamento – ou não planejamento – das intervenções.” É por isso que o profissional de assistente social sempre deveu lembra-se das estratégicas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de politicas sociais
  • gestao social nas politicas publicas
  • GESTÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS DE SEGURIDADE SOCIAL, COM ENFOQUE NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • ASSESSORIA E CONSULTORIA EM GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS
  • Gestão de Desastres e política de Assistência Social
  • Gestão social no conexto das mudanças sociais e políticas
  • Indicadores sociais na gestão e implementação das políticas sociais
  • Gestão social das políticas públicas nas pequenas cidades

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!