Gestão de pessos em ambientes competitivos

Páginas: 11 (2553 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
TRABALHO DE GESTÃO DE PESSOAS EM AMBIENTES COMPETITIVOS



MBA – LOGÍSTICA EMPRESARIAL



PROFª VERA LÚCIA DE SOUZA, MESTRE













ANDRÉ LUÍS SILVESTRE ARRUDA

















































Agradecimento a Mestre Vera:

VALEU !!!!!


Introdução



Karl Marx em seu Manuscrito Econômico -Filosófico referente a Luta entre Capital e Trabalho e Seus Resultados escreve: “Seu limite (limite da força de trabalho) é determinado pelo físico, quer dizer – para poder manter-se e reproduzir, para perpetuar a sua existência física, a classe operária precisa obter os artigos de primeira necessidade, absolutamente indispensáveis à vida e a sua multiplicação”.

Esta visão nos remete a reflexão doquanto evoluímos nas relações entre capital e trabalho, e mais do que isso, do quanto essa evolução trouxe de benefícios para todos os participantes desta cadeia produtiva. Marx ainda fala da divisão do trabalho, essa divisão que tirou do foco de visão do trabalhador a extensão de sua importância dentro do ciclo produtivo. Quando vimos citações sobre o filme de Charles Chaplin, “Tempos Modernos”,é àquela visão a que nós nos referimos quando falamos em reificação da força de trabalho, a transformação em mercadoria da força de trabalho, do talento, da experiência, da criatividade, da força tácita do operário. Os artesãos foram substituídos por alguém que nada mais cria, pois é um pequeno elo na linha de produção, o mérito, ao contrário de ser de todos, passa a não ser de mais ninguém.Produz-se em massa para um mercado despersonificado. Para tanto, é claro, só é preciso alimentar a “máquina” e tratar para que ele perdure e reponha-se para que a mercadoria, mão de obra, não falte no futuro.

Dentro do século XX, muitas coisas mudaram, a linha de montagem Fordista, Taylorista foi substituída por máquinas, mais capazes, em alguns pontos de vista como a eliminação de erros, o trabalhocontínuo, a não remuneração, e outros. Mas elas não criam ou desenvolvem nada por elas mesmas sem a participação efetiva do ser humano. Hoje as empresas necessitam de pessoas pensantes, de força de trabalho renovadora, que possa fazer com que seus produtos tenham diferenciais, maiores e mais rapidamente renovados do que os do concorrente. O ciclo de vida dos produtos encurtou-se muito e novidadessão necessárias para alimentarmos a caldeira do consumo.

Portanto parece difícil continuarmos pensando na força de trabalho como mercadoria, com alta rotatividade, mas do que a qualquer tempo, a força de trabalho hoje tem que se confundir com a instituição para qual presta serviço, tem que assumir a responsabilidade de criar novos parâmetros e romper diariamente os paradigmas passados, otalento virou diferencial competitivo e é indispensável mantê-lo do “nosso lado” ou estaremos perdendo terreno para nossos concorrentes.

Fica claro que as relações têm que mudar e muito, para todas as partes envolvidas há ganhos, que se bem distribuídos, geram satisfação, que é nada mais que o cerne da questão, pois, quanto maior for a satisfação de todas as partes maior e melhor será o resultadoobtido.

Tentaremos demonstrar sob visão de alguns tópicos, as mudanças nas empresas, na força de trabalho e na gestão em si que vem aperfeiçoando-se para dar conta das grandes mudanças por que todos passamos.




















As pessoas como fonte de competitividade

As empresas podem ver seus recursos humanos de duas formas: como agentes passivos ou ativos de suasorganizações, a diferença está em encará-las como simples executores ou como fonte de inteligência, conhecimento, habilidade, capacidade – que no fundo transformam se em decisões racionais e imprime significado e rumo aos objetivos globais da organização. Neste segundo, caso as pessoas passam a ser o principal ativo das empresas, são eles os elementos capazes de dar inteligência, destreza e talento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A gestão de pessos em um ambiente dinâmico e competitivo
  • Gestão de Pessoas em Ambientes Competitivos
  • A gestão de pessoas em um ambiente dinâmico e competitivo
  • A gestão de pessoas em um ambiente dinamico e competitivo
  • Gestão de pessoas em um ambiente diâmico de competitivo
  • Gestão de pessoas em um ambiente dinâmico e competitivo
  • A gestão de pessoas em um ambiente dianmico e competitivo
  • A gestão com pessoas em um ambiente dinâmico e competitivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!