Gestão de pessoas

Páginas: 12 (2975 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2011
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
1. SERVIÇO SOCIAL 5
1.1 Serviço Social na Área de Saúde 5
2. FATURAMENTO HOSPITALAR 9
2.1 Internação por Particular 12
2.2 Internação pelos Convênios 12
2.3 Internação pelo SUS 13
3. PRONTUÁRIO MÉDICO 14
CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18

INTRODUÇÃO

Este trabalho versará sobre a rotina dos profissionais do Serviço Social na área de Saúde, onde mostrará suas funçõese atribuições. Também versará sobre o Setor de Faturamento Hospitalar, onde mostrarão os procedimentos de atendimento pelo SUS, Convênios e Particular.

1. SERVIÇO SOCIAL

É o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na sociedade. O assistente social trabalha com a questão da exclusão social,acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Cria campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e implanta projetos assistenciais. Em penitenciárias e abrigos de menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a reintegração dos marginalizados. Em órgãos públicos, formula projetos e políticas que atendam aossegmentos excluídos da sociedade. Em empresas, realiza campanhas de segurança no trabalho e acompanha funcionários nas questões de saúde, finanças, sociais e familiares. É obrigatória a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social para o exercício da profissão.

1.1 Serviço Social na Área de Saúde

O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aosfenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia dos programas de prestação de serviços no setor, que seja ao nível de promoção, proteção e ou recuperação da saúde. 
A prática profissional dos Assistentes Sociais vem se desenvolvendo e a cada dia tem se tornada uma pratica necessária para a promoção e atenção à saúde. Sua intervenção tem se ampliando e se consolidado diante daconcepção de que o processo saúde-doença é determinado socialmente e reforçado pelo conceito de saúde.      
A atenção à saúde não esta centrada apenas sob o enfoque medico, mas nas diferentes intervenções cujas praticas enfocam a prevenção. A especialização da pratica profissional no trabalho coletivo na saúde evidencia-se, em sua atuação, que não se dá na doença de forma especifica, mas noconjunto de variáveis que a determinam. É no confronto entre o direito do usuário e as normas institucionais que o profissional intervém para assegurar o cumprimento deste direito que é expressão mínima de outros grandes embates que o profissional enfrenta no Setor de Saúde. Sendo assim, o Assistente Social na área de Saúde exerce as seguintes funções: 

➢ Administração do Serviço Social: Coordenar,chefiar e supervisionar as atividades.

➢ Assessoramento: A Assistente Social pode prestar assessoria técnica na elaboração de planos, programas e projetos junto à direção, às chefias, equipes multiprofissionais, instituições e população usuária. O assessoramento é pouco utilizado pelo Serviço Social.

➢ Intervenção Social: É uma função ampla, articula-se com as demais funções. É a açãopropriamente dita, especifica do Serviço Social. Vai garantir a ação do mesmo dentro dos objetivos propostos pelos profissionais, permitindo o atendimento da população usuária, quer a nível individual, grupas ou comunitária, em consonância com as suas atribuições especificas. 

➢ Pesquisa Social: Busca promover o levantamento de dados relacionados com os aspectos sociais, verificarem a eficáciada ação profissional, identificar e conhecer a realidade social. Através desta função o Assistente Social pode propor novas medidas de intervenção. 

➢ Ensino Supervisão: O profissional precisa estar sempre atualizando-se, capacitando-se, não podendo ficar estagnado na instituição. O Assistente Social precisa proporcionar aos estudantes de Serviço Social condições de aprendizagem de acordo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recompensando Pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • GESTÃO DE PESSOAS
  • Gestão de pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • Gestao de pessoa
  • Gestao de pessoas
  • Gestao de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!