Gestão de pessoas

Páginas: 14 (3436 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como alicerce mostrar na prática, ao aluno de Gestão de Pessoas, o que realmente acontece em uma empresa com os assuntos estudados em sala de aula.
Para a realização do mesmo, foi realizada uma entrevista, na sede da empresa Veirano Advogados, situada na cidade de São Paulo, de uma funcionária do grupo Veirano perante o grupo todo. Conseguimos visualizar melhoraquilo que foi visto e discutido em sala de aula, além de serem colocados vários apontamentos acerca do certo e errado da prática do escritório citado.
Veirano Advogados foi fundado em 1972 por Ronaldo Veirano. Hoje, é um dos maiores escritórios de advocacia do Brasil e da América Latina, referência de mercado na área de assessoria jurídica empresarial. Com cerca de 700 profissionais, está localizadonas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Fortaleza e Ribeirão Preto. Possui alianças estratégicas com conceituadas firmas internacionais, a fim de atender à demanda de trabalho jurídico internacional e permitir maior agilidade no atendimento a empresas e clientes interessados em investir em novos negócios no exterior. Veirano Advogados presta assessoria jurídica em todasas áreas do Direito ligadas à atividade empresarial. "Nosso objetivo é lidar com a diversidade de forma individual, analisando e identificando as necessidades de cada um de nossos clientes. Prestar um atendimento de excelência que gere confiança mútua e soluções com o máximo de eficiência."














1. Aspectos gerais da área de Recursos Humanos
Na empresa visita,Veirano, existe uma área de RH para cuidar de questões relacionadas a três principais focos: recrutamento/treinamento, desligamento e de feedbacks/avaliação de desempenho para seus funcionários. Percebemos, pela entrevista, que a área de RH em uma empresa de advocacia é vista de forma diferente de mesma área de outra empresa qualquer, segundo a entrevistada “o foco do advogado é diferente”. Umindicador dessa realidade é a existência de 3 pessoas na área de RH da empresa de São Paulo, que tem 210 funcionários, e de 11 no escritório do Rio de Janeiro, com 300 funcionários. Esse número pequeno de funcionários na área de RH em relação ao total da Veirano mostra, juntamente com a frase da entrevistada, que não é dada tanta importância para a gestão de pessoas, que muitas das atividades devempassar pela avaliação do próprio advogado responsável por cada área específica dentro da organização.

Quanto á questão do recrutamento de funcionários pode-se dizer que o RH não é o responsável único pelo processo, existem também contratações através de indicações de outros profissionais por advogados da Veirano, nesses casos cada área específica analisa o indicado. Quando o processo se dá peloRH da empresa, os candidatos são analisados principalmente por seus currículos, cujos itens fundamentais são: fluência em inglês, formação de qualidade e, dependendo da área de atuação, experiências anteriores. As análises desses currículos são feitas num primeiro momento pelo RH e, depois, pelos advogados de cada área específica.

No momento do desligamento, por sua vez, o RH tem a função deentender o porquê do problema em duas etapas: uma escrita (que facilita a expressão dos sentimentos e opiniões do funcionário) e outra numa entrevista pessoal. Isso ocorre, segundo a entrevistada, pois ela acredita que é mais fácil de obter um feedback mais fiél à realidade do funcionário quando este dialoga com alguém que não é seu chefe. Nesse processo, são analisados pontos que foram importantespara que o funcionário não obtivesse um rendimento esperado na empresa, seja por falta de motivação das atividades que deveriam ser cumpridas, seja por outro motivo relacionado, por exemplo, à uma questão mais pessoal.

A parte relacionada com o feedback aos funcionários e associados é uma atribuição importante para o RH da Veirano. Esse procedimento é feito semestralmente e em duas etapas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recompensando Pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • GESTÃO DE PESSOAS
  • Gestão de pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • Gestao de pessoa
  • Gestao de pessoas
  • Gestao de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!