Gestão de pessoas

Páginas: 12 (2931 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
1) Saúde do trabalhador e suas transformações no séculoXX e XXI.
R: A medicina do trabalho surge na Inglaterra, na primeira metade do século XIX, com a Revolução Industrial1. Naquele momento, o uso da força de trabalho, resultante da submissão dos trabalhadores a um processo acelerado e desumano de produção, exigia uma intervenção, sob pena de tornar inviável a sobrevivência e reprodução dopróprio processo1. Porém esse modelo primitivo da saúde do trabalhador atendia o interesse principalmente do dono da fabrica e não do funcionário, visto que a fragilidade dos sistemas de assistência à saúde seja como seguro social, ou serviços de saúde pública, provido pelo Estado, fez com que os serviços médicos das empresas passassem a criar e manter a dependência do trabalhador (e freqüentemente deseus familiares), ao lado do exercício direto do controle da força de trabalho1.
Essa idéia primitiva de medicina do trabalho, surgida durante a Revolução Industrial na Inglaterra, se divulga em vários países. Porém somente nos meados do século XX, é que surge a preocupação por prover serviços médicos aos trabalhadores, na Conferência Internacional do Trabalho através da Recomendação 97 (1953)1.A Recomendação 97 criava a "Proteção da Saúde dos Trabalhadores", que obrigava os Estados Membros da Organização Internacional do Trabalho (OIT) a promover à formação de médicos do trabalho qualificados e o estudo da organização de "Serviços de Medicina do Trabalho"1. Após essas ações, em 1959, a experiência dos países industrializados transformou-se na Recomendação 112, sobre "Serviços deMedicina do Trabalho", aprovada pela Conferência Internacional do Trabalho. Este primeiro instrumento normativo de âmbito internacional abordava aspectos que incluem sua definição, métodos de aplicação da Recomendação, organização dos Serviços, suas funções, pessoal e instalações, e meios de ação1.
A Recomendação 112 fundamentalmente tinha como objetivo oferecer serviços médicos instalados no localde trabalho ou em suas proximidades, com as seguintes finalidades:
- proteger o trabalhador contra qualquer risco à sua saúde e que decorra do trabalho ou das condições em que ele é cumprido;
- ajustamento físico e mental do trabalhador a suas atividades na empresa, através da adaptação do trabalho ao homem e pela colocação deste em setor que atenda às suas aptidões;
- contribuir para oestabelecimento e manutenção do mais alto grau possível de bem-estar físico e mental dos trabalhadores1, 2.
A "adequação do trabalho ao trabalhador", limitada à intervenção médica, restringe-se à seleção de candidatos a emprego e à tentativa de adaptar os trabalhadores às suas condições de trabalho Aliás, tanto a expectativa de promover a "adaptação" do trabalhador ao trabalho, quanto à da "manutençãode sua saúde", refletem a influência do pensamento mecanicista na medicina científica e na fisiologia. No campo das ciências da administração, o mecanicismo vai sustentar o desenvolvimento da "Administração Científica do Trabalho", onde os princípios de Taylor, ampliados por Ford, encontram na medicina do trabalho uma aliada para a busca da produtividade1.
No período da II Guerra Mundial e nopós- guerra, as condições de trabalho eram extremamente adversas e extenuantes. Os custos provocados pela perda de vidas por acidentes do trabalho, ou mais insidiosamente por doenças do trabalho, começam a ser também sentido tanto pelos empregadores (ávidos de mão-de-obra produtiva), quanto pelas companhias de seguro, às voltas com o pagamento de pesadas indenizações por incapacidade provocada pelotrabalho1. Surge a "Saúde Ocupacional", dentro das grandes empresas, com a organização de equipes multi-profissionais, e com destaque na “higiene industrial”. Com uma ampliação da atuação médica direcionada ao trabalhador, pela intervenção sobre o ambiente de trabalho1. Mudando o foco da saúde do trabalhador que era centrada no médico, com uma atuação focado no trabalhador, prevenção de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recompensando Pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • GESTÃO DE PESSOAS
  • Gestão de pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • Gestao de pessoa
  • Gestao de pessoas
  • Gestao de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!