Gestão de pessoas

Páginas: 15 (3501 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
A visão sistêmica das organizações no século XXI

Ananda Coutinho[1]

Helina Ruelo

Jéssica Ramoniele

Kennedy Jean

Maria Tatiane

Marcos Antonio

Paulo Roque

Orientadoras - Atividade Interdisciplinar

Profª. Ana Cristina Gonçalves da Silva[2]

Profª. HelenaCorrêa[3]

RESUMO

Na visão sistêmica as organizações devem ter uma gestão capaz de obter um amplo foco de observação para detectar qualquer anomalia, tanto na estrutura interna quanto na externa, isto é, analisando o gerenciamento, a tendência de mercado, a produtividade, o faturamento e o feedback. Sempre tendo a preocupação de não descartar qualquer opinião de terceiros, mas sempre ouvir econsiderar; bem como, acatar as idéias que têm fundamento em boas estratégias e que possam gerar novos paradigmas que condicionem a organização em sua plenitude de vida. O objetivo desse estudo é conceituar as organizações quanto ao pensamento sistêmico. O Pensamento Sistêmico, diante das mudanças aceleradas, passa a ser um ponto de referência e as organizações poderão encontrar ferramentas de apoio paracompreender questões estratégicas e políticas de grande complexidade dentro dos seus sistemas visando um auxílio para que as pessoas possam enxergar as coisas como parte de um todo e não como peças isoladas, bem como, criar e mudar a realidade, de acordo com necessidade específica. Tem como metodologia a análise de referenciais teóricos, onde serão consultadas publicações de estudiosos sobre opensamento sistêmico das organizações, além de ampliar a análise de dados e conceitos envolvidos no tema. Nas organizações, além de se estimular modelos mais amplos de pensamento, surgem naturalmente novos padrões e formas de pensar. Além disso, dá liberdade ao forte desejo de atingir objetivos coletivos de forma com que as pessoas possam estar aprendendo a empreender.

Palavras-chave: PensamentoSistêmico. Organização. Estratégia

INTRODUÇÃO

Os grandes desafios para a humanidade nesse final de milênio e os muitos problemas que as novas condições colocam para as organizações, requerem a compreensão da complexidade de mudança. O maior de todos os desafios é a construção de um modo de pensar adequado para essa nova realidade. O presente trabalho procura examinar uma forma de pensaracerca do mundo que se volta justamente para a construção de um novo quadro de referência conceitual para lhe dar com complexidade e a mudança.
Trata-se do pensamento sistêmico, que emergiu como um novo movimento científico na metade final do século XX. Engloba uma grande variedade de abordagens, modelos teóricos e aplicações nas mais variadas áreas do conhecimento.
Porém, ainda existem dificuldadesnas empresas, principalmente nas organizações tradicionais, pois o antigo paradigma de que manda somente as pessoas que estão na alta direção e obedecem as pessoas que estão na linha. Nessas organizações, tudo é criado no topo, a visão, as estratégias, as políticas, etc; o que vem a dificultar o processo decisório, pois mudanças internas significativas se fazem necessárias para que as empresas semantenham no mercado.
Nesse sentido, visando aprofundar ainda mais os aspectos relacionados à visão sistêmica das organizações, o artigo procurará inferir os fatores determinantes que fazem do pensamento sistêmico algo indispensável para as organizações, como: pensamento sistêmico, por que surgiu o pensamento sistêmico? Por que devemos pensar de forma sistêmica? Como manter uma mente sistêmica?O pensamento sistêmico dentro da organização, o ciclo de vida das organizações e sistema aberto e fechado.

Pensamento Sistêmico
O que é sistema?

É um conjunto de elementos interdependentes e interagentes que formam um todo organizado no sentido de alcançar o objetivo (CHIAVENATO, 2004).

Por que surgiu o Pensamento Sistêmico?

Tudo começou no século passado, com a mudança de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recompensando Pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • GESTÃO DE PESSOAS
  • Gestão de pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • Gestao de pessoa
  • Gestao de pessoas
  • Gestao de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!