Gestão de pessoas

Páginas: 27 (6637 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2012
INTRODUÇÃO


Ao longo da história, o homem sempre exerceu algum tipo de trabalho, visando principalmente a sua sobrevivência. As primeiras atividades, a caça, a pesca e a coleta de frutos, surgiram na pré-história, sendo, posteriormente desenvolvida a agricultura e a criação de animais. Com a divisão do trabalho, apareceram novas atividades profissionais, como a metalurgia e oartesanato. Desde então, diversas profissões têm surgido, substituindo ou modernizando antigas.
Em todas estas atividades, o ser humano sempre correu riscos quanto à sua segurança e saúde no trabalho. Muitos, inclusive, perderam a vida.
Como se sabe, a maioria dos trabalhadores busca realizarem suas atividades em organizações que ofereçam boas condições de trabalho, condições estas que sejamideais para sua saúde e segurança no ambiente de trabalho. Porém não é fácil a construção e a manutenção de um ambiente de trabalho seguro e saudável, afinal, para se ter um ambiente nestas condições exige das organizações e dos colaboradores disciplina, dedicação e cooperação.
Percebe-se que durante muitos anos, a vida humana simplesmente não tinha o devido valor, frente às ambições de umaminoria, que, na busca de riquezas e poder, não se incomodavam com a exploração de seus serviçais, de seus trabalhadores, afinal, estes eram substituíveis.
O empregador, também, precisa contar com profissionais especializados em reconhecer, analisar, avaliar e controlar os riscos que envolvem as atividades desenvolvidas pelos trabalhadores no seu ambiente de trabalho.
Hoje, noentanto a saúde, a segurança e o bem-estar dos trabalhadores tem sido uma preocupação cada vez mais constante entre as empresas, principalmente porque estes geram impactos significativos na parte financeira da mesma, e também no desempenho dos trabalhadores.
Assim, a Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho traz muito mais benefícios do que prejuízos, pois os acidentes de trabalho nas empresasacabam gerando custos mais altos do que a implantação deste sistema.
A partir da observação destes fatos, surge à escolha do tema da pesquisa, sendo de grande relevância, primeiro por sua atualidade, segundo, por ir de encontro ao nosso próprio interesse de querer conhecer um pouco mais sobre o mesmo.
O principal objetivo deste trabalho foi justamente conhecer sobre o sistema de saúde esegurança do trabalho nas organizações, e a partir daí, concretizar também os objetivos específicos: entender o que vem a ser Saúde e Segurança no Trabalho; conhecer os principais órgãos de proteção à saúde e segurança do trabalhador, bem como de prevenção de acidentes; demonstrar as vantagens que a proteção ao trabalhador pode representar para as organizações.
Apesar da conscientizaçãodas organizações quanto à saúde e proteção do trabalhador, ainda hoje o número de acidentes de trabalho em nosso país por mais que tenha tido uma redução significativa continua alto. Com isso sente-se a necessidade de estar sempre divulgando sobre a importância da implantação deste sistema nas organizações, porque, em se tratando da vida das pessoas, nunca é demais alertar sobre os cuidados que sedeve ter.
Este tema revela sua importância também porque, discutir sobre saúde e segurança no trabalho não é apenas discutir a preservação da vida do trabalhador em seu ambiente de trabalho, mas também no seu bem-estar físico, mental e social.







































1. REFERENCIAL TEÓRICO


1.1 DEFINIÇÃO

A ConstituiçãoFederal de 1988 estabelece em seu artigo 7º, inciso XXII “a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança”.
A saúde e a segurança no trabalho dentro de qualquer organização que seja, envolve a prevenção de acidentes e eliminação de riscos no ambiente de trabalho, e de doenças causadas em decorrência das condições de trabalho e do ambiente físico....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recompensando Pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • GESTÃO DE PESSOAS
  • Gestão de pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • Gestao de pessoa
  • Gestao de pessoas
  • Gestao de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!