Gestão de pessoas

Páginas: 7 (1518 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
Comportamento Organizacional analisa o impacto que indivíduo, grupo e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações. Estuda o que as pessoas fazem numa organização e como esse comportamento afeta o desempenho da empresa.
Cultura Organizacional é o conjunto de crenças, valores, hábitos e atitudes compartilhados por todos os componentes da empresa que a diferencia das demaisempresas.
Ética – Caráter, conjunto de valores morais que norteiam a conduta humana NA sociedade. Discernir entre o certo e o errado
Moral – Costumes, conjunto de normas que regulam o comportamento humano EM sociedade. Discernir entre o bem e o mal.
Responsabilidade Social está ligada a ética e a moral, é o cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade.Responsabilidade Social Empresarial é a relação transparente da empresa com todos os públicos, preservando recursos ambientais e culturais e promovendo a redução das desigualdades sociais.
Mudança é a passagem de uma situação para outra, implicando em novos horizontes, novas abordagens em busca de novas soluções.
Microambiente – Pode-se ‘manipular’ até certo ponto: clientes, fornecedores, etc.Macroambiente – Pode-se apenas monitorar e se adaptar ás mudanças: economia, tecnologia.
Aspectos importantes na mudança: Lógicos, Psicológicos e Sociológicos.
Mudanças podem acontecer no Ambiente (redesenho da estrutura da empresa, descentralizar o poder, etc.), na Estrutura (mudança na visão, objetivo, estratégias), na Tecnologia (novos equipamentos) e nas Pessoas (implementação dos conhecimentos,habilidades, atitudes,etc.).
Processo de Mudanças em três níveis:
1º DESCONGELAMENTO – Abandonar velhas ideias.
2º MUDANÇA – Aprender novas ideias e praticas.
3º RECONGELAMENTO – Incorporar as novas ideias definitivamente no comportamento.
*
Comunicação é a troca de informações por meio de gestos, sinais, sons, imagens ou símbolos, denominados mensagem. Duas ou mais pessoas.
Feedback(retorno), é o processo de fornecer dados a uma pessoa ou grupo sobre seu desempenho ou ação a fim de melhorar seu desenvolvimento profissional.


Barreiras da Comunicação, são três:
Barreiras Pessoais – são interferências que decorrem das limitações, emoções e valores humanos de cada pessoa;
Barreias Físicas – interferências que ocorrem no ambiente em que acontece a comunicação;
Barreias Semânticas– limitações decorrentes dos símbolos através dos quais se quer comunicar.
Barreiras presentes no Emissor: uso de linguagem inadequada, timidez, impaciência, tom de voz inadequado, momento impróprio para transmitir a mensagem, suposição de que o receptor já domina o assunto a ser tratado.
Barreiras presentes no Receptor: distração, impaciência, pressa, tendência a julgar, preconceitos emrelação ao conteúdo da mensagem, pré-conclusão sobre as reais intenções do emissor.
Barreiras presentes em ambos, emissor e receptor: pouca disponibilidade de tempo, interesse em distorcer a mensagem, clima hostil e falta de franqueza, e hierarquia dos cargos.
Barreias presentes no Ambiente: inadequação do meio escolhida para transmitir a mensagem, distrações, ruídos e interrupções frequentes.Comunicação Externa – Ex: Site da Empresa
Comunicação Interna – Ex: Memorando


INFORMAL FORMAL (Comunicação ascendente, descendente e horizontal)

ENDOMARKETING (Marketing interno) – São estratégias relacionadas à comunicação interna, o foco é o ‘cliente interno’.






GRUPOS, são pessoas que se juntam, com objetivos definidos ou não, defendendo suas causas, criando projetos, cumprindoordens, ou apenas jogando conversa fora. Buscam e desenvolvem os mais variados objetivos. (Grupo de oração, grupo do futebol, do baralho, etc.) Esses grupos se formam devido a similaridade de seus objetivos ou idéias.
Um Grupo é eficaz quando satisfaz três critérios: Produção (superar os padrões de quantidade e qualidade), Satisfação dos membros (deve propiciar satisfação ás pessoas a curto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recompensando Pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • GESTÃO DE PESSOAS
  • Gestão de pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • Gestao de pessoa
  • Gestao de pessoas
  • Gestao de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!