Gestão de pessoas

Páginas: 8 (1757 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA E PROCESSOS GERENCIAIS

JOSÉ EDNILSON DE OLIVEIRA















Gestão de pessoas

MÓDULO I - 2009





















SÃO PAULO
2009


JOSÉ EDNILSON DE OLIVEIRA

















GESTÃODE PESSOAS
MISSÃO DO RH ATUAL - MÓDULO I 2009Trabalho apresentado ao Curso SUPERIOR de TECNOLOGIA em PROCESSOS GERENCIAIS da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para GESTÃO DE PESSOAS.


Orientador: Prof. Rafael Bianchi






SÃO PAULO2009
















Capa trabalho unopar.............................................................. 1-2

Sumário.................................................................................... 3


Introdução................................................................................ 4Conteúdo.................................................................................. 5, 6,7e 8


Conclusão e referencias............................................................ 9

































Introdução;


Em face do contexto ora vivenciado pelas organizações, caracterizado por
mudanças constantes de natureza econômica, social e tecnológica,torna-se
fundamental, em qualquerempresa, uma administração voltada para a gestão de recursos humanos, visto que a continuidade de sua existência será determinada pela qualidade agregada aos seus produtos ou serviços, tendo como base "pessoas"motivadas e com alto nível de qualidade pessoal e profissional. Fica claro, portanto nesse cenário que o diferencial hoje é o talento humano. Elevados índices de rotatividade, deabsenteísmo e de acidentes de trabalho, problemas com qualidade dos produtos, retrabalho, desperdício de materiais, baixos salários, condições de trabalho inadequadas e relações de trabalho insatisfatórias são fatores que estão diretamente relacionados à administração de recursos humanos, que, na maioria das empresas, é limitada ao cumprimento, apenas, dos aspectos legais da relação governo x empresa xempregado. Para superar essas dificuldades as empresas modernas estão investindo em treinamentos que levem as pessoas ao autoconhecimento e auto desenvolvimento, buscando uma maior capacidade de trabalho em equipes multidisciplinares, bem como estão adaptando a estrutura, como todo, e as condições dos postos de trabalho, produção e administração, interna ou externa, visando o conforto e bem-estar deseus colaboradores.


















Conteúdo;


Originalmente, a contratação e demissão de pessoas, o núcleo tradicional das
atividades de Rh, eram realizadas por agentes de compras. A lógica era que os agentes de compras adquiriam terra, equipamentos, matérias prima e, por extensão natural, pessoas. Devido em parte a essa atitude desumana, surgiram os sindicatos pararepresentar os funcionários. Para negociar com os sindicatos, as empresas passaram a necessitar de seus próprios representantes, dando origem à especialidade de relações trabalhista no âmbito no Rh. Surgiu em torno do início do século XX. Seu primeiro nome foi Relações Industriais. Sua criação deu-se por força do impacto da Revolução Industrial nas relações empregador versus empregado e, de lápara cá, foi crescendo e agregando em si mesma uma série de desafios e responsabilidades que antes não se supunham existir.
Em sua forma inicial, porém já estruturada, começou a articular as expectativas e as percepções desses fatores econômicos (empregador e empregado), bem como serviu de interface entre o capital e o trabalho, que muitas das vezes são faces de uma mesma moeda; porém,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recompensando Pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • GESTÃO DE PESSOAS
  • Gestão de pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • Gestao de pessoa
  • Gestao de pessoas
  • Gestao de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!