Gestão de pessoas nas org dentro do contesto economico atual

Páginas: 7 (1659 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
INTRODUÇÃO


As organizações estão sofrendo fortes pressões competitivas no atual cenário econômico, o que as obriga a manter-se em um contínuo processo de adaptação às condições variadas do ambiente em que atuam.

Neste contexto, encontra-se a Gestão de Pessoas. A adoção de suas práticas nas empresas tem por objetivo trabalhar de melhor forma os recursos humanos, visando atingir osresultados com maior grau de eficiência.





















A GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES DENTRO DO CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL


1 – TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO


Maximiano (2009) coloca que Taylor defende a importância do estudo das Teorias da Administração no processo da Gestão Organizacional, tal qual conhecemos hoje. A visão de Taylor, teve as suas críticas que foramdesenvolvidas numa fase posterior, por Fayol, onde também tinha como preocupação de base a eficiência dos trabalhadores na empresa. Fayol considera que a aplicação da metodologia cientifica à empresa, aumenta a sua produção e a sua estabilidade. Princípios gerais da Teoria de Fayol:
Defende a divisão do trabalho – considera que a especialização das tarefas aumenta a eficiência das pessoas.
Aempresa deve basear-se no princípio da autoridade.
Cada operário deve apenas obedecer a um chefe.
Os interesses gerais devem estar acima dos interesses particulares.
Na empresa deve haver uma autoridade máxima, no topo da hierarquia e escalões de autoridade em linha descendente.

A teoria de Fayol, tal como a de Taylor, apresenta uma visão mecanicista do homem, porque não se interessa pelocomportamento humano considerado como um todo. Não considera as relações humanas dentro da empresa.

Fayol coloca a ênfase da sua análise empresarial na estrutura, visualizando a organização como um conjunto de partes ou órgãos. Considera que a divisão do trabalho deve pressupor e considerar, sempre, a tarefa de coordenação para que o trabalho de conjunto resulte de forma harmônica e articulada.Segundo Maximiano (2009), as organizações podem explorar várias abordagens. Pode-se citar a teoria comportamental e sistêmica. A Teoria comportamental tem como grande defensor Maslow. Ela se baseia na compreensão da necessidade humana e é representada pela pirâmide das necessidades humanas. Conforme o autor, o indivíduo é motivado por necessidades, as quais estão ordenadas por cinco níveis deimportância: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima e necessidades de auto-realização.

Esta teoria é relevante, pois, ajuda a explicar a questão da motivação dentro das organizações e seu impacto nos resultados da empresa.

Já, a Teoria Sistêmica, a qual teve como importante criador o cientista alemão Ludwig Von Bertalanffy. Maximiano(2009), afirma que esta metodologia busca conjugar conceitos de diversas ciências a respeito de determinado objeto de pesquisa. Esta teoria é baseada na idéia de sistema como um todo complexo e organizado que se estrutura em três partes fundamentais: entradas, processos e saída. O feedback é o retorno da informação e confirma ou modifica o sistema utilizado. A teoria sistêmica ajuda àsorganizações a compreenderem a sua relação com o ambiente no qual estão inseridas, analisar os impactos, avaliar os resultados e se, necessário promover eventual correção.


2. RELAÇÕES INTERPESSOAIS


Uma comunicação eficiente é sem qualquer sombra de dúvida, o fator mais importante no sucesso de uma empresa. O relacionamento entre as pessoas só é possível através da comunicação.

A comunicação sebem administrada oferece a qualquer empresa agilidade e clareza, sendo ela a responsável pelo desenvolvimento humano de sua organização. Tudo que é construído, ou destruído, é pela comunicação ou pela falta dela.

Segundo Chiavenato (2006), os seres humanos são obrigados a cooperar uns com os outros, formando organizações para alcançar certos objetivos que a ação individual isolada não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A gestão de pessoas nas organizações dentro do contexto econômico atual
  • A gestão de pessoas nas organizações dentro contexto econômico atual
  • A gestão de pessoas nas organizações dentro do contexto econômico atual
  • A gestao de pessoas nas organozaçoes dentro do contexto economico atual
  • A gestao de pessoas nas organizações dentro do contexto economico atual
  • Gestão de pessoas nas organizações dentro do contexto economico atual
  • A gestão de pessoas nas organizações dentro do contexto econômico atual
  • Gestão de pessoas nas organizações dentro do contexto economico atual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!