Gestão de pessoas liderança

Páginas: 31 (7651 palavras) Publicado: 4 de maio de 2011
GESTÃO DE PESSOAS III – LIDERANÇA

[pic]

RELAÇÕES INTERPESSOAIS E APOIOS AFETIVOS

As relações interpessoas com seus concomitantes e possíveis apoios afetivos ocorrem nas organizações e, particularmente, nas equipes de trabalho como decorrência natural da convivência e da tendência à conectividade que é própria do “ser-humano-em-relação”.

Entretanto, tal “estado de coisas” não se dánaturalmente, pois ele é uma construção que depende das inúmeras interações entre os vários participantes daquele grupo ou/e daquela comunidade, conforme pautas de comportamentos e valores que vão se estabelecendo e se definindo ao longo dessas mesmas interações.

O que é uma construção em termos de relacionamento? Primeiro, não é algo planejado ou com objetivos claros, mas o resultado deinterlocuções e outras formas de auto-expressão e intercâmbio que se dão através de gestos, modos de vestir-se e apresentar-se, movimentos corporais, bem como movimentos de aproximação e distanciamentos no espaço virtual que se estabelece entre as pessoas.

A relação interpessoal no interior dos grupos e das organizações, contudo, nem sempre navega em águas claras e com ventos favoráveis. Muitas vezes, háturbulências que perturbam o curso dos acontecimentos e criam “furacões” interiores, capazes de perturbar desempenhos, conquistas e realizações, tanto dos indivíduos como das instituições, obrigando a recuar em relação aos avanços já alcançados. Por exemplo, um recém-admitido, cheio de títulos e ambições, chega na empresa querendo dar o melhor de si, contribuir com idéias que ele, em sua “santaingenuidade”, pensa ser novas e instigantes. Uma semana depois está desiludido, sofrendo um processo de isolamento e sem espaço sequer para expressar suas opiniões, muito menos seus sentimentos. Um mês depois, resolve recorrer à psicoterapia e, então, em um ano de tratamento, aprende habilidades sociais e desenvolve sua inteligência emocional. Aos poucos, vai se entrosando no seu grupo de trabalhoe aprende que os outros também têm propostas criativas, legítimas ambições e, à sua maneira, lutam para construir seus espaços de realização pessoal e profissional.

A DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Precisaremos sempre buscar maior segurança, melhores condições de aperfeiçoamento cultural, maior dignidade no trabalho, e, encontrar a felicidade.

A construção da rede de atividades numalocalidade envolve um processo de aprendizado. O processo de aprendizagem necessariamente tem que ocorrer de forma coletiva e focada. E, principalmente, tem que ser entendido como um processo e ser capaz de monitorar mudanças no contexto organizacional, institucional, social e familiar de uma comunidade.

Identifica-se no ambiente de negócios nítido movimento de cooperação, parcerias, aliançasque configuram novas relações entre países e empresas, empresas e concorrentes, empresas e fornecedores, portanto indivíduo e indivíduo.

AS PESSOAS: as pessoas têm valores diferentes, necessidades diferentes, interesses diferentes, organização familiar diferente, culturas diferentes, formação profissional diferente, enfim, uma história de vida diferente. É de fundamental importância que durantetoda a nossa existência busquemos autoconhecimento e autodesenvolvimento.

O MUNDO: o mundo atual requer das empresas agilidade e competitividade, assumindo o pódio aquela que conseguir, com mais rapidez, coletar e criar informações, selecioná-las, processá-las e utilizá-las de modo a atender e até a antecipar-se às demandas dos clientes, razão da existência de qualquer empresa. O diferencialque as empresas possuem para perpetuar sua existência: as pessoas.

AS EMPRESAS: As empresas necessitam de pessoas motivadas, capazes de se comprometerem com o alcance dos resultados desejados e ao mesmo tempo em que satisfazem suas necessidades mais fundamentais, como seres humanos que são.

OS LÍDERES: Os líderes são pessoas fundamentais nas organizações. O papel fundamental do líder é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança em gestão de pessoas
  • Liderança e gestão de pessoas
  • Gestão de pessoas e Liderança
  • Liderança e gestão de pessoas
  • Liderança e Gestão de Pessoas
  • Gestão de pessoas
  • Gestão e liderança de pessoas na prática
  • Liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!