GESTÃO DE PESSOAS (CAPITAL HUMANO)

Páginas: 12 (2855 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013



G E S T Ã O

D E

C A P I T A L

H U M A N O






















S U M Á R I O



1. Gestão de Pessoas;

2. Gestão Pessoas em instituições do terceiro setor, uma reflexão
necessária;

3. Gestão de Competências e Gestão de Desempenho;

4. Gestão de Pessoas para o profissional do conhecimento;

5. Gestão de Pessoas por competência.6. Conclusão

7. Referências












1. GESTÃO DE PESSOAS



É uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e praticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano.
Uma atividade a ser executada por todos os gestores de uma organização, contando com o apoio do setor de recursos humanos, com afinalidade de alcançar um desempenho que possa combinar as necessidades individuais das pessoas com as da organização.

a) A Gestão de pessoas se divide em:

Provisão de Recursos Humanos: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO;
Aplicação de Recursos Humanos: INTEGRAÇÃO, DESENHO E ANALISE DE CARGOS;
Desenvolvimento de Recursos Humanos: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL;
Manutenção de RecursosHumanos: BENEFÍCIOS SOCIAIS E RELAÇÕES TRABALHISTAS;
Monitoração de Recursos Humanos: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE RH (Software);

b) Modelos de Gestão de Pessoas de Sucesso

Observando as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho e nas relações empresa/funcionário, as organizações necessitam ter estratégias claras, sustentadas por uma gestão participativa. Tem-se que criar um elo estreito entretodos os níveis de relacionamento, tanto interno com externo do quadro funcional até os clientes e fornecedores.
O principal modelo de gestão de pessoas atualmente é a Gestão por competências. Devido à importância da participação do RH de dos Gestores na Gestão por Competências, é necessário trabalhar no Desenvolvimento de Verdadeiros Líderes.2. GESTAO DE PESSOAS EM INSTITUIÇOES DO
TERCEIRO SETOR: UMA REFLEXAO
NECESSARIA


Neste momento histórico de profundas mudanças sociais, econômicas e políticas configuradas mundialmente, a gestão social ganha importância relevante em todos os setores, mas, de forma significativa, no contexto das instituições que atuam no terceiro setor.
Voluntariado forte,organizado e participativo, trabalhos administrativo e técnico articulados e definidos com clareza, planejamento estratégico, gestão participativa, transparência nas decisões, desenvolvimento de ações e programas de real interesse da população, etc, são temas e questões que podem ser apontadas como prioritárias na pauta de trabalho das organizações da sociedade civil que atual sem fins lucrativos ecom interesse publico. Mas, a gerência de recursos humanos tem adquirido destaque como área prioritária de atenção, em função da necessidade cada vez maior dessas organizações atuarem com competência, com eficácia e com eficiência.
Nessa perspectiva, o processo de desenvolvimento de competências dos recursos humanos tem se constituído como um dos principais desafios a serem enfrentados pelasorganizações do terceiro setor. Trata-se do alcance de uma das metas em direção à superação dos obstáculos que têm impedido o funcionamento institucional de acordo com as novas demandas da realidade. No cotidiano institucional, as pessoas envolvidas no desenvolvimento de atividade e serviços têm um papel fundamental. Espera-se que sejam pessoas preparadas e capacitadas para as funções.
Ser umprofissional que atua diretamente em instituições do terceiro setor, em muitos casos, ainda não é uma profissão regulamentada, e nem nome definido ainda tem, a exemplo da educação infantil ou mesmo em serviços de apoio a adolescentes, idosos, etc., observamos que em sua quase totalidade, a maioria são mulheres, que em diferentes locais são denominadas de diferentes formas: educadoras, monitoras,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manual de gestao de pessoas e do capital humano
  • Manual de gestão de pessoas e do capital humano
  • Gestão de pessoa e do conhecimento – desenvolvimento de capital humano
  • Capital humano modelo de gestão
  • Gestao do capital humano
  • gestao e desenvolvimento do capital humano
  • O capital humano na gestão do conhecimento
  • Gestão do Capital Humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!