Gestão de pessoas bunge

Páginas: 10 (2402 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
GESTÃO DE PESSOAS


Nome
Professor-*****
Instituição
Processos Gerenciais (Turma) – Prática do Módulo I
07/06/11


RESUMO


Apesar da disseminação em tempos recentes dos cursos de Gestão de Pessoas, sua prática ainda é vista apenas como uma atividade executada pelo departamento de Recursos Humanos de uma organização, na qual tem a finalidade de escolher quem seja qualificado paratrabalhar para a mesma. Nos dias de hoje, Gestão de Pessoas vai muito além de uma simples seleção de candidatos a uma vaga, é um termo moderno que redefine o papel dos Recursos Humanos, e dos gestores de uma organização.


Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Organização. Utilidade.


1 INTRODUÇÃO


Este trabalho tem por objetivo, mostrar o real significado da Gestão de Pessoas, desde suaatuação, bem como sua finalidade. Portanto foi elaborado com base no modelo de gestão de uma das maiores empresas do setor alimentício do Brasil, a Bunge Alimentos S/A, da qual já recebeu diversas premiações referentes a sua gestão, duas delas foram dadas devido sua competência quanto a gestão de pessoas. Baseando-se neste modelo de gestão bem sucedido, poderemos acompanhar todo o processo de gestãode pessoas dessa organização, começando com seu processo de provisão e seguindo com aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração de seus colaboradores.

2 GESTÃO DE PESSOAS


Gestão de Pessoas, geralmente chama-se assim à função que se ocupa em prover, aplicar, manter, desenvolver e monitorar os colaboradores da organização. Estas tarefas podem ser realizadas por uma só pessoa ou umdepartamento (profissionais em Recursos Humanos), junto aos diretores da organização.

Segundo Idalberto Chiavenato (2000, p. 153 citado por RIBEIRO, 2007, p. 03), “a função do órgão de gestão de pessoas enquanto Staff é assessorar a organização no desenvolvimento de diretrizes e políticas para a solução de problemas específicos de pessoal e suprir de dados que possibilitarão decisões ao chefede linha”.

O objetivo básico que persegue a função de RH (Recursos Humanos) com estas tarefas, é alinhar as suas políticas com a estratégia da organização.

Contratar o profissional ideal não é fácil. Nem sempre uma seleção realizada com todo carinho detecta o profissional que gostaríamos de ter como parceiro. Vejo um perfil adequado naquele que não apenas veste a camisa da empresa, mas,sobretudo se compromete com seu trabalho, é fiel, leal, toma decisões, possui habilidade para se relacionar com todos os outros colaboradores, antenado, visionário, dinâmico, disciplinado e livre de preconceitos.

Enfim, é aquele que briga pela empresa em todos os sentidos, se atualiza e enfrenta a concorrência sempre buscando a excelência. É aquele que aprende, ensina e vice-versa. Dedicação efidelidade devem estar juntas, pelo menos enquanto o empregado estiver atuando. Isso vale para qualquer empresa. Como confiar em alguém que repassa as estratégias (por mais inocentes que sejam) da minha empresa para o concorrente? O profissional fiel é honesto nos seus propósitos, e justamente por isso se torna dinâmico e livre para seu ir-e-vir quando não estiver satisfeito. Vejo a fidelidade nosentido de honestidade e democracia, como um respeito mútuo. É a ética e a moral em exercício.

Entende-se aqui que o profissional ideal, varia de acordo com a filosofia e a cultura dos dirigentes e líderes de cada empresa.

3 MODELO DE GESTÃO BASEADO NA EMPRESA BUNGE


Empresa: Bunge alimentos S/A
Rodovia Jorge Lacerda, km 20 Gaspar SC, CEP 89110-000
Site: www.bunge.com.br

O modeloda Bunge parte de seus valores, que são eles: Integridade, Abertura e Confiança, Trabalho em equipe, Empreendedorismo e Cidadania. A Integridade, parte do princípio de que honestidade e justiça que direcionam todas as ações da empresa. Abertura e confiança, significa que estão abertos a idéias e opiniões diferentes e confiam em seus colaboradores. Trabalho em equipe quer dizer, que valorizam a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão com pessoas
  • Recompensando Pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • GESTÃO DE PESSOAS
  • Gestão de pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • Gestao de pessoa
  • Gestao de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!