Gestão de pessoa

Páginas: 10 (2331 palavras) Publicado: 28 de abril de 2011
Ilhéus-Bahia
2009 /10/16

INTRODUÇÃO


O planejamento estratégico iniciou por volta de 1950, porém, apesar de ser o inicio do pensamento estratégico no ambiente organizacional, ainda era muito restrito.
Essa restrição podia ser percebida em relação a sua abrangência, tanto nas áreas que eram envolvidas, quanto na forma como as decisões eram tomadas. A ênfase era na área financeira, oque acabava dando enfoque maior para os controles. As decisões eram tomadas de cima pra baixo, existindo uma hierarquização não envolvendo todos os níveis organizacionais.
As organizações também utilizam planos estratégicos para motivar seus colaboradores e assim atingir suas metas o que é se suma importância diante deste mercado tão competitivo, pois a valorização do capital intelectual éessencial para o sucesso da empresa.
A administração moderna surge como única instituição comum que promove o desenvolvimento das organizações e países, transcendendo todas as fronteiras mundiais. É a ferramenta que torna as organizações capazes de gerar resultados e produzir o desenvolvimento.


OS RECURSOS HUMANOS E A ESTRATEGIA EMPRESARIAL

Talvez a mais surpreendente mudança no papel do RHseja seu crescente envolvimento no desenvolvimento e na implementação de estratégias. Antigamente, a estratégia o plano da empresa no que diz respeito ao modo como ela equilibrará suas forças e fraquezas internas com as oportunidades e as ameaças externas para manter uma vantagem competitiva era um trabalho para os gerentes de operação (de linha) da empresa. Assim, eram o presidente e seu staffque decidiam entrar em novos mercados, acabar com linhas de produtos ou adotar um plano de redução de custos de cinco anos. E o presidente podia de certa maneira deixar as implicações relacionadas a pessoal do plano(admitir ou demitir novos funcionários,contratar empresas terceirizadas para cobrir os funcionários demitidos e assim por diante)para serem efetuadas pela administração de RH.
Hoje ascoisas são bem diferentes. As estratégias dependem cada vez mais do fortalecimento da competitividade organizacional e da formação de equipes de trabalho comprometidas, e isso coloca o RH em um papel central. Em um ambiente industrial de mudanças rápidas, globalmente competitivas e orientadas para qualidade, em geral são os funcionários da empresa, e seus recursos humanos, que oferecem a chave paracompetitividade. É cada vez mais comum envolver o RH nos primeiros estágios do desenvolvimento e da implementação do plano estratégia da empresa, em vez de deixá-lo apenas reagir a ele. Assim, a seguir veremos o planejamento estratégico e o papel estratégico do RH.

Construção de vantagem competitiva

As empresas tentam obter vantagem competitiva em todo negocio do qual fazem parte. Umavantagem competitiva pode ser definida como quaisquer fatores que permitam à empresa diferenciar seus produtos ou serviços dos seus concorrentes, a fim de aumentar sua participação no mercado.
O fato de os funcionários serem hoje fundamentais na busca de vantagem competitiva levou a criação da ADMINISTRAÇÃO ESTRATEGICAS DE RECURSOS HUMANOS. Ela tem sido definida como a união da administração derecursos humanos com metas e objetivos estratégicos para melhorar o desempenho da empresa e desenvolver culturas organizacionais que encorajam a inovação e a flexibilidade. Em outras palavras, ela é o modelo de atividades de recursos humanos desenvolvidas com a intenção de permitir que a organização alcance suas metas.Rh estratégico significa admitir a função de RH como uma parceira estratégica naformulação das estratégias da empresa,assim como implementação dessa estratégias por meio de uma serie de atividades consistentes de RH realizadas internamente,como recrutamento,seleção,treinamento e remuneração de pessoal.
Enquanto o RH estratégico reflete o papel de parceria do RH no processo de desenvolvimento das estratégias, o termo estratégias de RH refere-se aos cursos de ação de Rh...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recompensando Pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • GESTÃO DE PESSOAS
  • Gestão de pessoas
  • Gestão de Pessoas
  • Gestao de pessoa
  • Gestao de pessoas
  • Gestao de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!