Gestão de pequenas propriedades rurais

Páginas: 44 (10889 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2012
NILSA RAQUEL DIAS







ESTUDO DE CASO DO SÍTIO NOVO PARANÁ
NO VALE DO ARAGUAIA – MT










CURITIBA
2009

HISTÓRICO DA PROPRIEDADE

A propriedade objeto deste projeto denomina-se Sítio Novo Paraná e tem origem na aquisição do “Direito de Posse” sobre 03 lotes de terra, em 1993, na localidade denominada Maria Tereza, no município de Ribeirão Cascalheira, Estado deMato Grosso, pelo Sr. Nilson e família.

Inicialmente a família que migrou do Paraná para o Mato Grosso, adquiriu o direito de posse sobre os lotes de terras e deu inicio a exploração da área com a venda da madeira e derrubada da mata de forma manual (moto serra) para introdução da pecuária de corte que considerando a distância da sede do município (70 km), a falta de recursos einfra-estrutura era a atividade que melhor se adaptava à região.

A propriedade tem relevo plano, sua vegetação é composta de mata de transição, da qual restam aproximadamente 18% da cobertura florestal. Possui uma nascente de água, que dá origem a um pequeno córrego afluente do Rio Suiá-Missú. Como tradicionalmente se fazia, nesta propriedade também se priorizou a abertura da área à beira da água visandofacilitar o acesso dos animais e do próprio homem a mesma.

No inicio toda a família (05 pessoas) trabalhava na área, porém com a necessidade de buscar recursos fora da propriedade para manutenção e ampliação das pastagens e do rebanho, os filhos foram em busca de empregos na cidade para auxiliar nos investimentos da propriedade. Uma vez que a falta de legalização fundiária impedia o acesso aslinhas de crédito nos agentes financeiros. No entanto em 1997, teve inicio o processo de legalização fundiária e foi constituída a Associação Comunitária (Associação dos Produtores Rurais do PA Maria Tereza) com o objetivo de viabilizar o acesso ao crédito do PRONAF (Programa Nacional da Agricultura Familiar).




1 – DIAGNÓSTICO DA PROPRIEDADE RURAL
1.1- Características da PropriedadeRural
A propriedade rural objeto desta análise está localizada no município de Ribeirão Cascalheira – MT possui área de 280 hectares dos quais mais de 80% é área aberta destinada a pecuária de corte e a avicultura de postura.
Trata-se de uma empresa familiar que pretende verificar a viabilidade econômica de suas atividades, tendo em vista a necessidade de adequação ambiental, a recuperação daspastagens e a legalização fundiária. Uma vez que a família ocupa 03 lotes de terra, porém os filhos não residem nos respectivos lotes, dedicando-se a atividades com maior retorno financeiro fora da propriedade.

A tabela 1 apresenta os dados de identificação do Sítio Novo Paraná, o qual faz parte do Projeto de Assentamento Maria Tereza.
Tabela 1 - Dados de Identificação
Nome da propriedade:Sitio Novo Paraná
Roteiro de Acesso: PA. Maria Tereza - 70 km da sede do município
Cidade: Ribeirão Cascalheira
Estado: Mato Grosso
Área total: 280 hectares
Valor atual da terra: R$ 360.000,00
Registro: Posse
Administração da empresa: Familiar
Histórico – Objetivo social
do empreendimento Bem estar familiar e Crescimento econômico

A região de localização da propriedade tem comocaracterísticas climáticas, períodos de seca e períodos chuvosos bem definidos, com temperatura média de 23°, conforme apresentado na Tabela 2.
Tabela 2 – Temperatura e pluviosidade na região
Temperatura nos meses mais quentes Mínima: 18°C Máxima: 35°C
Temperatura nos meses mais frios Mínima: 12°C Máxima: 25°C
Precipitação média anual 1.800 m.m
Período chuvoso Novembro a abril
Período Seco Maioa outubro


1.2 – Descrições do Capital da Propriedade Rural
1.2.1 – Capital Natural
A propriedade possui como Capital Natural uma área total de 280 hectares de terras, os quais são compostos por Latos solos Vermelho-Amarelo em sua totalidade.

A ocupação da área da propriedade e o uso do solo se deram de acordo com a necessidade de exploração para a implantação de pastagens. Tornando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impenhorabilidade de pequena propriedade rural
  • Pequena propriedade rural
  • pequenas propriedades rurais
  • ASPECTOS DE GERENCIAMENTO EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS
  • A tecnologia na gestão da propriedade rural
  • gestão de propriedades rurais
  • Gestao de Propriedades Rurais
  • Análise da Atividade de Suinocultura em uma Pequena Propriedade Rural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!