Gestão de negocios

Páginas: 39 (9639 palavras) Publicado: 16 de março de 2013
Disponível em http://www.anpad.org.br/rac
RAC, Curitiba, v. 13, n. 4, pp. 683-699, Out./Dez. 2009

Casos de Ensino em Administração:

O Chocolate Importado
The Imported Chocolate

Dusan Schreiber * Doutorando em Administração na UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil. Leonardo Flach Doutorando em Administração na UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil. Claudia Simone Antonello Doutora em Administraçãopela UFRGS. Professora do PPGA/EA/UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil.

* Endereço: Dusan Schreiber Rua Bolívia, 120, Pinheiros, São Leopoldo/RS, 93042-160. E-mail: dusan@southkonsult.com.br

Copyright © 2009 RAC. Todos os direitos, inclusive de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte.

Dusan Schreiber, Leonardo Flach,Claudia Simone Antonello

684

INTRODUÇÃO
Quantas vezes você já não parou para pensar na possibilidade de abrir a sua própria empresa? As personagens do nosso caso, Paulo e Rosana, apostaram na idéia e assim surgiu a SK, empresa de importação, exportação e consultoria empresarial. Profissionais já reconhecidos nas suas respectivas áreas de atuação, ambos enfrentaram o dilema de continuar noemprego ou de investir no projeto de uma empresa própria, optando inicialmente pela jornada dupla, um desafio e tanto para qualquer um. Delegando ou terceirizando algumas das atividades da empresa recém-constituída, Paulo e Rosana procuraram seguir o roteiro planejado em termos de foco em produtos e serviços para o mercado. Pena que o mercado desconhecia o projeto, obrigando o nosso casal a revera estratégia de atuação. Foi assim que surgiu a oportunidade de importação de chocolates (avelãs e amêndoas cobertas com chocolate ao leite e semi-amargo) da República Tcheca. Com profundo conhecimento em gestão, Paulo cumpriu a cartilha e, aparentemente, não deixou escapar nenhum detalhe nem do processo de importação nem da distribuição dos produtos no Brasil. No entanto nem tudo correu conformeplanejado. Debruçados sobre relatórios e planilhas, Paulo e Rosana analisam a experiência, avaliando o processo, destacando os pontos mais relevantes da condução do projeto e refletindo sobre o que aprenderam com tudo isso e como poderão aproveitar este aprendizado para repensar o modelo de gestão de projetos futuros. A percepção de oportunidade e sua avaliação em termos de viabilidademercadológica e retorno financeiro, as restrições que caracterizam a importação de produtos perecíveis e com prazo de validade definido, a necessidade de redes de contatos no mercado, parceiros comerciais e identificação precisa e correta de todos os custos envolvidos assumiram a posição de destaque, na percepção do Paulo e da Rosana.

COMO TUDO COMEÇOU ...
Paulo trabalhava há três anos no ramo deimportação e exportação de couros e seus artefatos. Já conhecia muito bem o negócio, tanto no que diz respeito ao processo de importação e exportação, como a todos os custos e margens de contribuição dos produtos. Num certo domingo do verão de 1997, em um churrasco de família, o cunhado dele brincou: “Olha, Paulo, se eu fosse tu, com toda a bagagem que tens nesse negócio, eu não trabalharia mais comoempregado. Eu abriria o meu próprio negócio”. Desde então a idéia não saiu mais da cabeça de Paulo, que começou a conversar sobre seus novos planos com Rosana, sua esposa. Meses depois, foi criada a empresa SK, constituída com o objetivo inicial de realizar negócios através da exportação e importação de couros e seus artefatos. Desde julho de 1997, quando iniciou suas atividades, a SK teve a sede nocentro de São Leopoldo (RS), em uma sala comercial de 80 m2.. A sala pertencia a Paulo e foi cedida em comodato para a empresa. O prédio comercial onde o imóvel se localiza é de alto padrão, contribuindo para a imagem da empresa, aspecto necessário, considerando o perfil do negócio e de clientes que seriam recebidos no local. Paulo e Rosana ainda trabalhavam como funcionários em empresas da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de negócios
  • gestao de negocios
  • Gestão de Negócios
  • Gestão de negócios
  • gestao de negocios
  • Gestão de Negocios
  • gestao de negocios
  • Gestão de Negócios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!