Gestão de materiais

Páginas: 22 (5366 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS

1. A GESTÃO DE RECURSOS NAS EMPRESAS

A gestão de recursos tem a finalidade de eliminar desperdícios, em função de sua presença diminuir a capacidade da empresa para competir no mercado. Assim administrar recursos escassos tem sido a preocupação dos gerentes, engenheiros, administradores e praticamente todas as pessoas direta ou indiretamente ligadas àsatividades produtivas, tanto na produção de bens tangíveis quanto na prestação de serviços.

O espectro de recursos administráveis é bem amplo, podendo desdobrar-se em uma infinidade de disciplinas, cada uma delas com características peculiares, necessitando profissionais especialmente formados e treinados para tal.

Os recursos podem ser divididos em:

* Bens Duráveis - são os recursosmateriais necessários para o funcionamento da organização e cuja reposição é eventual. Aqueles que podem ser utilizados várias vezes durante longos períodos (exemplo: computadores, mesas, aparelhos de fax, eletrodomésticos, automóvel, etc.).

* Bens Não Duráveis - exigem uma reposição mais frequente de seu estoque. São aqueles feitos para serem consumidos imediatamente e de forma generalizada(exemplo: produtos alimentícios, roupas, sapatos, água, etc.).

* Bens Duráveis de Propriedade de Terceiros - são utilizados pela organização, de forma frequente ou eventual.

1.1. OS TIPOS DE RECURSOS
Como mostra a Figura 1 às empresas precisam e têm a sua disposição cinco tipos de recursos: materiais, patrimoniais, de capital ou financeiro, humano e tecnológico.

Figura 1 - Recursos aDisposição das Empresas
* Materiais - Engloba a sequência de operações: identificação do fornecedor, compra do bem, recebimento, transporte interno e acondicionamento, transporte durante o processo produtivo, armazenagem como produto acabado e, finalmente, a distribuição ao consumidor final.

* Patrimoniais - Trata da sequência de operações que, assim como a administração de recursosmateriais, tem início na identificação do fornecedor.

* Capital - É tudo aquilo que tem a capacidade de gerar riqueza, no sentido econômico do termo. O capital é o recurso mais facilmente reconhecido, por sua característica de liquidez, levando-o a poder ser utilizado até mesmo na aquisição de outros recursos.

* Humanos - Os funcionários da empresa constituem, também, recursos, pois comseu conhecimento geram novas ideias, que são transformadas em novos produtos, novos métodos de trabalho, serviços cada vez mais adequados ao uso dos consumidores.

* Tecnológicos - É outro recurso que vem ganhando cada vez mais importância. Assim, tecnologias mais avançadas produzem um diferencial em relação às anteriores, normalmente traduzido em menores custos, ou outro diferencial que possaser transformado em algum tipo de vantagem econômica, como maior lucro.

OBSERVAÇÃO: O nosso objetivo será apenas analisar os recursos materiais. Os demais constituem objeto de outras disciplinas. Por exemplo, os recursos humanos são estudados na disciplina administração de recursos humanos; os recursos financeiros, na disciplina de administração financeira e os recursos tecnológicos, emdisciplinas como sistema de informações gerenciais, informática ou administração da tecnologia — disciplinas normalmente cobertas nos currículos dos cursos de administração de empresas, economia, ciências contábeis e engenharia.
2. RECURSOS MATERIAIS

O Dicionário define Recursos como: meios pecuniários, bens materiais; posses, riquezas. Material - conjunto de objetos, petrechos ou instrumentosindispensáveis ao desempenho de atividades rigorosamente determinadas.

A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições.

Tem como enfoque fundamental determinar o quê, quanto e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao de materiais
  • Gestão de Materiais
  • gestão de materiais
  • Gestão de materiais
  • Gestão de Materiais
  • Gestão de materiais
  • Gestão de materiais
  • Gestão de Materiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!