gestão de marca heineken

Páginas: 8 (1818 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2014
CENTRO TECNOLOGICO UNIVERSIDADE POSITIVO













Gestão de Marcas

























CURITIBA
2014



História 

Em 1864 Gerard Adriaan Heineken, comprou com a ajuda de sua mãe a pequena cervejaria De Hoolberg, que na época era a maior da cidade de Amsterdã, fundada no século 16, e produzia uma cerveja conhecida como “cerveja dotrabalhador”.
Gerard Heineken não queria vender cerveja para as massas, e sim para os cavalheiros holandeses, que tinham um poder aquisitivo muito maior. Depois de uma enorme reforma a cervejaria entrou em operação em 1868. Em busca de ingredientes de qualidade e das tecnologias mais recentes para preparação da cerveja o jovem percorreu a Europa e contratou em 1869 o alemão, Wilhelm Feltman, comoresponsável pela fermentação de sua cerveja.
Em janeiro de 1873 a cerveja Heineken’s foi oficialmente lançada no mercado holandês. No ano seguinte inaugurou uma segunda cervejaria na cidade de Roterdã. Em 1886 uma grande mudança aconteceria, quando o Dr. Elion, um ex-estudante da escola do cientista Louis Pasteur, desenvolveu a famosa “Heineken levedura A” (“Heineken A-yeast”) que até hoje da àcerveja Heineken seu sabor único.
Em 1912, a empresa cresceu e aumentou sua competitividade com outras cervejarias, como Amstel, Oranujeboom, Vam Vollenhoven e muitas outras cervejarias alemãs, para isso a Heineken reduziu o preço de venda e fez investimentos no posicionamento da marca para o mercado local.
Uma de suas primeiras e mais conhecidas ações de marketing aconteceu durante os JogosOlímpicos de 1928, em Amsterdã, quando um avião escreveu no céu com fumaça o nome da marca. E em 1929, a cervejaria começou a comercializar a Heineken em garrafa, fazendo com que as vendas aumentassem muito e no início da de 1930, fez seu primeiro ingresso no mercado asiático, inaugurando a primeira cervejaria estrangeira do grupo em 1931 na Indonésia.
No mercado americano a Heineken teve impacto quaseinstantâneo, sendo a primeira cervejaria estrangeira a exportar seu produto para os Estados Unidos depois da suspensão da Lei Seca em 1933. Os americanos estavam acostumados com as cervejas domésticas, que se aproximavam das cervejas europeias no sabor, e gostaram da herança da Heineken. Seu preço mais alto e a qualidade superior funcionaram como um atrativo e rapidamente fizeram dela a cervejaimportada favorita dos americanos.
Para entrar no mercado inglês a marca lutou, uma vez que as tradicionais cervejas e bitters ainda eram mais populares que as leves e claras continentais. O sistema de “casa amarrada” que vinculava os pubs á marcas específicas, assim como um imposto que penalizava os tipos mais fortes de cerveja, pioraram a situação da tradicional pilsner, que passou a ter maisdificuldade para concorrer no mercado inglês.
Em 1951, a Heineken introduziu uma cerveja especialmente adaptada, mais fraca, para o mercado do Reino Unido. Essa iniciativa era totalmente contra a orientação da empresa, que sempre insistiu que seu sabor não deveria ser alterado. Apesar das alteração, as vendas no Reino Unido permaneceram baixas até a década de 1970, quando a cerveja clara ganhou maisaceitação.
Além da versão LIGHT, lançada no mercado americano em 2005, a marca produziu: a Heineken Tarwebok, uma cerveja escura muito forte e aromática para ser consumida no outono, produzida com um único malte e feita com um trigo encorpado; a Heineken Dark Lager ,cerveja escura tipo lager; a Heineken Extra Cold, mais cremosa e menos amarga que a tradicional; e a Heineken Oud Bruin, umacerveja tradicional holandesa, batizada de “Old Brown”, feita com maltes e cevadas escuras, que confere a essa versão um sabor caramelizado.
Já no Brasil, ela esta presente desde 1990 e a cerveja Heineken é produzida pela FEMSA Cerveja Brasil sob licença e supervisão da Heineken Brouwerijen B.V. de Amsterdã.
A cerveja é 100% natural, única no Brasil sem conservantes, produzida com levedura tipo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise do posicionamento da marca heineken
  • Estudo da marca
  • Marcas e gestão de marcas
  • Gestão de Marcas
  • Gestão de Marca
  • A A Gestao De Marcas
  • Gestão da marca
  • Gestão de marcas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!